MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Cade firma acordo com Camargo Corrêa na investigação de cartel em licitações da Petrobras
TCC

Cade firma acordo com Camargo Corrêa na investigação de cartel em licitações da Petrobras

Empresa confirmou a ocorrência do ilícito anticompetitivo e se comprometeu a pagar multa de R$ 104 mi.

Da Redação

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Atualizado às 09:33

O Tribunal do Cade homologou nesta quarta-feira, 19, termo de compromisso de cessação com a construtora Camargo Corrêa, o ex-presidente Dalton dos Santos e o ex-vice-presidente Eduardo Hermelino Leite, em procedimento que apura cartel no mercado de obras civis e de montagem industrial no setor de óleo e gás onshore no Brasil em licitações da Petrobras.

Com o acordo, que foi negociado com a Superintedência-Geral do Conselho, a empresa e os ex-dirigentes reconheceram participação na conduta, se comprometeram a pagar multa de R$ 104 milhões e contribuir com as investigações.

A Camargo Corrêa é a segunda empresa envolvida no suposto cartel que confirma a ocorrência do ilícito anticompetitivo. A investigação no âmbito da Lava Jato ocorre por meio de inquérito administrativo em curso na Superintedência-Geral do Cade, e foi subsidiada pela celebração, em março de 2015, de acordo de leniência com a Setal Engenharia e Construções, a SOG Óleo e Gás e pessoas físicas funcionários do grupo Setal/SOG.

Diferentemente da Setal, a Camargo Corrêa não terá benefícios na esfera penal, nem terá extinta completamente a punição no âmbito do Cade. Tais benefícios são conferidos apenas à signatária de acordo de leniência, que é um instrumento disponível apenas para a primeira empresa proponente.

As contribuições da Camargo Corrêa foram apontadas no despacho do presidente do Cade, Vinicius Marques de Carvalho, que votou favoravelmente à assinatura do TCC. Segundo Carvalho, "destacam-se o uso de expressões específicas pelas empresas parte do suposto conluio, que auxiliarão sobremaneira a análise das provas já coletadas pela Superintendência; novos pacotes de obras que foram alvo do suposto cartel, até então desconhecidos; pormenores de documentos de terceiros apreendidos nas sedes das empresas investigadas, (...); novos documentos relativos a encontros e combinações do 'Clube VIP', clube do qual, como já ressaltado, a Signatária do Acordo de Leniência anterior não faz parte e que, por isso, não foram documentos relacionados ao seu funcionamento; a inclusão de pessoas físicas e jurídicas participantes da conduta que antes não se sabia estarem envolvidas no suposto conluio".

As contribuições trazidas pelo TCC serão somadas às contribuições do acordo de leniência firmado com a Setal e às demais evidências que estão sendo colhidas e analisadas pela Superintendência-Geral, incluindo materiais produzidos na ação penal em curso na JF/PR.

Após a análise de todos esses elementos, caberá à Superintendência decidir pela eventual instauração de processo administrativo, no qual são apontados os indícios de infração à ordem econômica colhidos e as pessoas físicas e jurídicas acusadas.

  • Processo: 08700.007402/2015-44

Confira o despacho do presidente do Cade.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas