MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Rodrigo Janot é reconduzido ao comando da PGR
Procurador-Geral

Rodrigo Janot é reconduzido ao comando da PGR

Sabatina na CCJ do Senado durou dez horas.

Da Redação

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Atualizado às 08:53

Com 59 votos favoráveis, 12 contrários e uma abstenção, o plenário do Senado aprovou a recondução de Rodrigo Janot Monteiro de Barros ao cargo de procurador-Geral da República. A indicação da presidência da República contou com parecer favorável do senador Ricardo Ferraço na CCJ.

Durante mais de dez horas de sabatina na CCJ, Rodrigo Janot defendeu a parceria do MP com os três Poderes e respondeu a vários questionamentos dos senadores, em especial sobre a Operação Lava-Jato, a atuação do MPF na investigação das pedaladas fiscais do governo federal, o caso Swissleaks, entre outros assuntos.

O senador Randolfe Rodrigues ressaltou que essa foi a segunda maior sabatina da história do Senado. Ele observou que ocorreram trinta interpelações, o que demonstra que a CCJ cumpriu a sua prerrogativa como exige o texto constitucional.

O procurador-geral da República foi o mais votado na eleição realizada entre os integrantes do Ministério Público da União, que oferece uma lista tríplice ao presidente da República.

Além de chefiar o órgão, que abrange os Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal e Territórios, o procurador-Geral também preside o Conselho Nacional do Ministério Público e deve ser ouvido em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal. O mandato para o ocupante do cargo é de dois anos, mas a CF permite reconduções ilimitadas do titular.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas