MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Collor critica atuação de Janot e o acusa de abuso de poder
Desafetos

Collor critica atuação de Janot e o acusa de abuso de poder

Senador se pronunciou ontem, na tribuna do Senado, e reclamou de busca e apreensão em seu apartamento funcional.

Da Redação

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Atualizado às 08:48

O senador Fernando Collor, denunciado pelo MPF na operação Lava Jato, usou da palavra na tribuna do Senado nesta segunda-feira, 24, para criticar a atuação do procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, acusando-o de cometer arbitrariedades e de abuso de poder.

"Por que não quiseram me ouvir? Por que não me deram a chance de explicações ainda no decorrer e nos autos das investigações? Como podem oferecer denúncia contra alguém sem ao menos ouvi-lo? Essa prática está dentro dos preceitos legais básicos do direito? Está dentro dos consagrados fundamentos da Justiça? Onde foi parar, neste caso, o direito de ampla defesa? Onde foi parar o contraditório? E a presunção de inocência?", reclamou o ex-presidente.

Busca e apreensão

Durante seu pronunciamento, Collor afirmou que, em cumprimento de busca e apreensão em seu apartamento funcional durante a operação Politeia, as autoridades não teriam apresentado mandado, incorrendo em ilegalidade.

O fato motivou manifestação da Polícia Legislativa do Senado contra a execução, no sentido de que deveria ter sido notificada, já que a resolução 40/14 dispõe que é de sua competência este tipo de ação.

Na ocasião, a PGR negou ter havido qualquer tipo de irregularidade da PF e afirmou ainda que a atuação da Polícia Legislativa se restringe às dependências da Casa e que os imóveis funcionais do Senado "não são considerados extensão das dependências da Casa Legislativa".

Palavrões

Da tribuna, Collor chegou a chamar Janot de "figura tosca", "sujeitinho à toa" e "fascista da pior extração". "Estamos diante de um sujeito ressacado, sem eira nem beira, que se intitula senhor do baraço e do cutelo. E que acha que tudo pode e tudo faz ao seu bel prazer, desconectando as instituições e esterilizando os poderes da República que garantem a nossa democracia."

Esta não é a primeira vez que o senador usa a tribuna para criticar o procurador-Geral. No começo deste mês, Collor usou um palavrão para se referir a Janot.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...