MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Facebook deve indenizar usuário avaliado no aplicativo Lulu
Abalo moral

Facebook deve indenizar usuário avaliado no aplicativo Lulu

O usuário alegou que seu perfil na rede social foi colocado no aplicativo sem a devida autorização.

Da Redação

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Atualizado às 09:11

O Facebook do Brasil e a empresa Luluvise Incorporation terão de indenizar um homem alvo de avaliações negativas no aplicativo "Lulu". A decisão é da 2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP. O valor da reparação foi fixado em R$ 20 mil.

O aplicativo chegou ao Brasil em 2013 e permitia que mulheres avaliassem os homens com relação ao desempenho sexual, por exemplo, sem se identificarem, e as avaliações era compartilhadas com outras usuárias.

O autor da ação alegou que seu perfil no Facebook foi colocado no "Lulu" sem a devida autorização. Já a rede social argumentou o que homem "consentiu - quando aceitou o contrato apresentado pelo Facebook - com a possibilidade de compartilhamento de informações/dados pelos usuários do aplicativo em questão".

O desembargador José Carlos Ferreira Alves, relator do recurso, não viu motivos para se alterar a sentença combatida.

"Ora, se o Facebook lucra (e bastante, aliás) com sua atividade, deve indenizar aqueles que experimentam danos que não ocorreriam não fosse tal atividade (danos decorrentes de opiniões ofensivas à honra do autor e divulgadas sob anonimato), não afastando tal conclusão o fato de o autor ter aceitado contrato de adesão."

Participaram do julgamento os desembargadores Neves Amorim e José Joaquim dos Santos. A votação foi unânime.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas