MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano de saúde não pode rescindir contrato por suposta fraude sem autorização da ANS
Plano de saúde

Plano de saúde não pode rescindir contrato por suposta fraude sem autorização da ANS

Segurado teria omitido ser portador do vírus HIV no contrato, mas a 3ª turma do STJ confirmou a obrigação do plano de manter o serviço.

Da Redação

domingo, 6 de dezembro de 2015

Atualizado em 4 de dezembro de 2015 11:59

Para ocorrer a rescisão unilateral do contrato de plano de saúde, ainda que sob a alegação de fraude, é necessário processo administrativo prévio na ANS. O entendimento é da 3ª turma do STJ, que confirmou a obrigação do plano de manter a prestação de serviço.

No caso julgado, a seguradora rescindiu o contrato porque o paciente teria omitido na contratação a existência de doença preexistente, o que caracterizaria fraude. Em 2011, ao necessitar de internação hospitalar, foi constatada a contaminação pelo vírus HIV, ocasião em que o paciente teria admitido aos profissionais saber do fato desde 1993, o que foi registrado no prontuário.

Plano mantido

O segurado ajuizou ação para obrigar a manutenção do plano de saúde contratado, alegando que não tinha ciência da contaminação quando preencheu a declaração de saúde e que não houve realização de exame prévio. Ele teve sucesso nas duas instâncias.

No STJ, o relator, ministro Marco Aurélio Bellizze, afirmou que, a despeito da possível ciência do segurado sobre a doença preexistente no momento da contratação, a operadora do plano de saúde não pode rescindir o contrato sem a instauração prévia de processo administrativo perante a ANS. A obrigação está no artigo 15, inciso III, da resolução ANS 162/07. A turma seguiu o voto do relator.

Regulamentação do setor

O art. 16, § 3º, da mesma resolução "veda, expressamente, sob qualquer alegação, a negativa de cobertura assistencial, assim como a suspensão ou rescisão unilateral de contrato, até a publicação pela ANS do encerramento do processo administrativo".

O ministro Bellizze concluiu que, ao condicionar o exercício do direito de rescisão do contrato à prévia instauração de processo administrativo, a resolução da ANS não extrapolou o seu poder regulamentar.

O relator salientou que, havendo indício de fraude, a operador deverá comunicar a alegação de omissão ao beneficiário, podendo, ainda, oferecer cobertura parcial, cobrar acréscimo no valor, ou solicitar a abertura de processo administrativo na ANS.

O número do processo não é divulgado para preservar a identidade da parte.

Informações: STJ

Patrocínio

Patrocínio Migalhas