MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nomeação para cargo público por força de decisão judicial não autoriza remuneração retroativa
Concurso público

Nomeação para cargo público por força de decisão judicial não autoriza remuneração retroativa

Decisão é da 5ª turma do TRF da 1ª região.

Da Redação

sábado, 16 de janeiro de 2016

Atualizado em 13 de janeiro de 2016 15:28

"A nomeação e posse do autor, por força de decisão judicial, não autoriza o pagamento das remunerações nem a averbação do tempo de serviço retroativo, uma vez que a retribuição pecuniária exige a contrapartida da prestação do serviço, em consonância com o disposto no art. 40, caput, da Lei 8.112/90, nem justifica reparação com indenização."

Esse foi o entendimento adotado pela 5ª turma do TRF da 1ª região, ao dar parcial provimento a recurso de candidato ao cargo de agente da Polícia Federal. O colegiado determinou a imediata nomeação e posse do autor no cargo, mas não concedeu o pagamento de vencimentos e registros funcionais retroativos.

Excluído do concurso por ter sido considerado não recomendado no exame psicológico, o autor prosseguiu no certame por meio de provimento judicial, tendo sido aprovado nas demais etapas. Ocorre que candidatos classificados com pontuação inferior à dele foram nomeados, e ele não.

Ao determinar a imediata nomeação e posse do autor no cargo, o desembargador Federal Néviton Guedes, relator, não existe mais nenhum impedimento, tendo em vista que a decisão que garantiu o direito do candidato de participar das demais etapas do concurso público já transitou em julgado.

Com relação ao pagamento retroativo das remunerações, o magistrado lembrou que a jurisprudência do STJ é no sentido de que, quando a nomeação for decorrente de sentença judicial, "o retardamento não configura preterição ou ato ilegítimo da Administração a justificar uma contrapartida indenizatória".

  • Processo: 0006851-21.2013.4.01.3400

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...