MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Nova diretoria da OAB é eleita
Conselho Federal

Nova diretoria da OAB é eleita

Claudio Pacheco Prates Lamachia comandará a entidade nos próximos três anos.

Da Redação

domingo, 31 de janeiro de 2016

Atualizado às 18:58

O novo presidente do Conselho Federal da OAB, o advogado gaúcho Cláudio Pacheco Prates Lamachia, e a nova diretoria da Ordem foram eleitos neste domingo, 31. A votação ocorreu em sessão solene do Colégio Eleitoral, formado pelos conselheiros Federais eleitos para o triênio 2016/2018.

A chapa de Lamachia foi a única a se inscrever ao pleito. A diretoria será composta pelos advogados Luís Cláudio da Silva Chaves (MG), vice-presidente, Felipe Sarmento (AL), secretário-Geral, Ibaneis Rocha (DF), secretário-Geral Adjunto, e Antonio Oneildo (RR), tesoureiro.

Os integrantes da nova diretoria da OAB Nacional e os conselheiros federais serão empossados nesta segunda-feira, 1º, às 9h, em cerimônia administrativa no plenário do Conselho.

Veja o momento em que o resultado da eleição foi anunciado:

O Conselho esteve reunido desde às 17h. No início da sessão, houve homenagem ao ex-presidente da OAB/MG, Raimundo Cândido.

Antes de dar início a eleição, foi feito um balanço da gestão 2013/15, capiteneada por Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Em nome dos presidentes das OABs estaduais falou Felipe Santa Cruz, presidente da OAB/RJ.

O conselheiro Federal por Amazonas José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral falou em nome dos conselheiros Federais.

A eleição foi presidida pela conselheira Federal decana Clea Carpi (RS).

Novo presidente

A expressiva vitória da chapa da situação para o pleito da OAB/RS, que elegeu Lamachia como conselheiro Federal com quase 80% dos votos válidos, foi o maior resultado eleitoral de todas as seccionais da OAB em que concorreram mais de uma chapa. O resultado contribuiu para o fortalecimento do candidato à presidência nacional da entidade para o triênio 2016/2018. O dirigente já conta com o apoio formal de todos os 27 presidentes de seccionais da OAB no país.

Lamachia presidiu por dois mandatos a OAB/RS (2007/2009 e 2011/2012) e no último triênio foi vice-presidente do Conselho Federal. Especialista em Direito Empresarial com ênfase em Direito Imobiliário, Societário, Contratos, Bancário e Financiamentos e Direito Administrativo. Atua em defesas no TCU, TCE, Câmaras Municipais, entre outros órgãos da Administração Pública, bem como sustentações orais nos Tribunais do Estado, STJ e STF.

O novo presidente da Ordem é membro do Conselho Institucional da Academia Tributária das Américas, integrante do Conselho Consultivo da Laureate Internacional Universities, membro do Conselho de Definidores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e vice-presidente da Federação Nacional dos Advogados.

Além disso, foi presidente da Associação Nacional dos Advogados do Banco do Brasil, vice-presidente da Associação Americana de Juristas - Rama RS, membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Advogados do RS, presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto e presidente do Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas no RS.


Patrocínio

Patrocínio Migalhas