MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vice-presidente da OAB desiste de candidatura à presidência do Conselho Federal anunciando que se avizinha uma guerra nas próximas eleições
Eleições OAB

Vice-presidente da OAB desiste de candidatura à presidência do Conselho Federal anunciando que se avizinha uma guerra nas próximas eleições

Advogado diz não ter encontrado apoios que, para ele, eram certos e essenciais para pacificar uma candidatura de união.

Da Redação

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Atualizado às 17:25

O advogado Luís Cláudio da Silva Chaves, vice-presidente da OAB, divulgou nesta sexta-feira, 2, carta na qual informa que não irá se candidatar à presidência do Conselho Federal da Ordem.

"Frustrado e triste, mas consciente da minha responsabilidade, resolvi não encabeçar disputas porque não quero ser um dos protagonistas da guerra que se avizinha nas eleições da OAB. Já temos adversários demais nas violações ao estado democrático de direito."

Veja a íntegra da carta:

"Colegas,

Vivemos momento difícil. Estamos na crítica fase do desencontro, da intolerância, do ódio.

Assim caminha o vale tudo nas eleições em outubro. A OAB deveria dar o exemplo nas suas disputas internas.

Estou na Ordem para somar e multiplicar. Ao lado de valorosos advogados e advogadas assim fiz em Minas Gerais.

Chegamos ao Conselho Federal com o mesmo propósito e determinação. Procurei ser leal com meus pares, íntegro nos meus passos e agregador. Batalhei, batalho e batalharei sempre pela advocacia, em qualquer posto e independente de cargos. Fui, com muita honra (mas despido de orgulho), cotado por muitos colegas para a sucessão presidencial da OAB. Minha intenção é sempre, com lealdade e respeito, como Pré-candidato, servir minha Classe.

Sempre encontrei na minha terra (Minas Gerais) apoio maciço (só tenho que agradecer). No âmbito nacional não encontrei alguns apoios que para mim eram certos e essenciais para pacificar uma candidatura de consenso, de união. A disputa se desenhou.

Poderia ir para disputa, mesmo porque são elas salutares e democráticas. Mas o momento, para mim, não é de dividir, pois nossa classe precisa de nós. Frustrado e triste, mas consciente da minha responsabilidade, resolvi não encabeçar disputas porque não quero ser um dos protagonistas da guerra que se avizinha nas eleições da OAB. Já temos adversários demais nas violações ao estado democrático de direito.

Quero exercer na PLENITUDE, se Deus quiser, o meu mandato de Conselheiro Federal e de Vice-Presidente da OAB até 31.01.2019, me colocando SEMPRE à serviço da advocacia e da cidadania."

Colégio eleitoral

As eleições para a presidência do Conselho Federal para o mandato 2019/2021 acontecem no início do ano que vem. O presidente e os diretores são eleitos pelos conselheiros federais que tomam posse em 1º de janeiro de 2019. Há, normalmente, uma alternância entre as regiões do país para o cargo de presidente do Conselho Federal. De modo que, neste próximo mandato, quem deve ocupar a presidência será um representante do Centro-Oeste ou do Sudeste.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas