MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sindicato de Advogados vai ao CNJ contra Sérgio Moro e AMB reage
Ação e reação

Sindicato de Advogados vai ao CNJ contra Sérgio Moro e AMB reage

Associação classificou iniciativa como "inadmissível".

Da Redação

quinta-feira, 10 de março de 2016

Atualizado às 09:02

O Sindicato dos Advogados de SP enviou ao CNJ, nesta quarta-feira, 9, uma representação contra o juiz Federal Sérgio Moro devido a reclamações feitas por Roberto Teixeira – advogado do ex-presidente Lula que disse ter tido prerrogativas profissionais violadas.

Segundo Teixeira, no despacho que autorizou as buscas e apreensões da última sexta-feira, Sérgio Moro insinuou que ele poderia ter "forjado assinaturas" em contratos assinados no seu escritório.

A iniciativa motivou reação da AMB, que classificou a iniciativa como "inadmissível". Para a AMB, o CNJ não pode ser encarado como uma "instância recursal" ou como "caminho para cercear a autonomia da magistratura".

"A magistratura brasileira reafirma a sua confiança nas instituições, sobretudo no Poder Judiciário, e reitera que não se furtará diante de ações e manobras que venham a tentar paralisar o trabalho dos juízes no combate à corrupção."

  • Confira a íntegra da nota abaixo.

___________

Nota pública contra a iniciativa do Sindicato dos Advogados de São Paulo

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) considera inadmissível a iniciativa do Sindicato dos Advogados de São Paulo em protocolar pedido de processo disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz Sérgio Moro, que preside a Operação Lava Jato.

Para a AMB, o CNJ não pode ser encarado como uma instância recursal ou como caminho para cercear a autonomia da magistratura. Tal medida evidencia mais uma forma de intimidação dos juízes em suas atividades estritamente jurisdicionais e indica possível tentativa de impedimento à atuação do juiz que está à frente das investigações da Lava Jato.

A magistratura brasileira reafirma a sua confiança nas instituições, sobretudo no Poder Judiciário, e reitera que não se furtará diante de ações e manobras que venham a tentar paralisar o trabalho dos juízes no combate à corrupção.

João Ricardo Costa
Presidente da AMB

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista