MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF da 1ª região cassa uma das liminares que suspendia nomeação de Lula
Casa Civil

TRF da 1ª região cassa uma das liminares que suspendia nomeação de Lula

Ainda hoje, 6ª vara Federal do RJ também concedeu liminar no sentido de impedir a posse do petista no cargo.

Da Redação

quinta-feira, 17 de março de 2016

Atualizado às 22:02

O desembargador Cândido Ribeiro, do TRF da 1ª região, cassou a liminar concedida pelo juízo da 4ª vara Federal do DF, nesta quinta-feira, 17, anulando a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil.

Apesar da decisão, o ato continua suspenso, já que ainda hoje a juíza Federal Regina Coeli Formisano, da 6ª vara Federal do RJ, também concedeu liminar no sentido de impedir a posse do petista no cargo.

Liminar cassada

Ao derrubar a liminar, Cândido Ribeiro afirma que a decisão do juiz Federal Itagiba Catta Preta Neto interfere em atribuição privativa da Chefe do Poder Executivo de nomear e exonerar os ministros de Estado, "em nítida ingerência jurisdicional na esfera de outro Poder".

"Com efeito, há que se considerar que os atos administrativos gozam de presunção de legitimidade, veracidade e legalidade. Na hipótese, a decisão questionada, tomada em juízo de cognição sumaríssima, em momento de sensível clamor social, tem o condão de acarretar grave lesão à ordem e à economia públicas, visto que agrava, ainda mais, a crise política, de governabilidade e de credibilidade, com inegável impacto no panorama econômico do país."

Nova liminar

Na tarde de hoje, a juíza Regina disse em sua decisão pela concessão da liminar que a intenção da presidente Dilma ao nomear Lula ministro, era, exatamente, "blinda-lo" e redirecionar os processos referentes à operação Lava Jato para o Supremo, "vez que naquela Corte sete dos onze Ministros atuantes, foram indicados pelo partido do Governo".

"Não pode o Juiz julgar com base em fatos narrados pela mídia e sem conhecimento amplo do processo, embora estes fatos possam servir como vetor de investigação. No entanto, uma vez retirado o sigilo dos processos oriundos da operação Lava Jato, tenho que os fatos ali veiculados maculam, de forma indelével, a reputação do referido cidadão que pretende agora o cargo de Ministro de Estado, para obter o privilégio de foro."

  • Processos: 0029114-53.2016.4.02.5101 (RJ); 0014782-85.2016.4.01.0000 (DF)

- Confira a decisão do TRF da 1ª região.

- Confira a decisão da 6ª vara Federal do RJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas