MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cid Gomes protocola pedido de impeachment contra Temer
Processo

Cid Gomes protocola pedido de impeachment contra Temer

Para ex-ministro, vice-presidente deve ser responsabilizado pelas denúncias que envolvem o PMDB e seus integrantes na Lava Jato.

Da Redação

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Atualizado às 18:22

O ex-ministro da Educação e ex-governador do Ceará Cid Gomes protocolou nesta sexta-feira, 1º, na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra o vice-presidente da República, Michel Temer.

No documento, de acordo com o portal G1, Cid afirma que Temer e o PMDB são mencionados nas investigações da operação da Lava Jato e cita mensagem de celular na qual teria sido mencionado o pagamento de R$ 5 milhões, "valor cuja suspeita de origem ilícita é marcante".

"Foi revelado, por força da Operação Catilinárias [uma das fases da Operação Lava Jato], o pagamento da quantia de R$ 5 milhões ao denunciado, valor cuja suspeita de origem ilícita é marcante, mormente pelas insuficientes explicações ofertadas pelo denunciado após a revelação de mensagens sobre o pagamento de tal quantia, por parte do senhor Léo Pinheiro, trocadas pelo denunciado e o presidente da Câmara dos Deputados, em cobrança por adiamento na quitação de compromissos com a 'turma'."

A peça traz trechos de depoimento, delações premiadas de investigados na Lava Jato, e citações que, segundo Cid Gomes, fazem referência direta a Temer e seu partido. Para o ex-ministro, o vice-presidente também deve ser responsabilizado pelas denúncias que envolvem o PMDB e seus integrantes, tendo em vista que é presidente nacional da sigla.

"Observam-se diversas menções acerca de ilicitudes envolvendo o PMDB, razão que enseja detida atenção quanto à responsabilidade do denunciado, uma vez que, desde 2011, exerce a presidência do referido partido."

Na peça, Cid Gomes ainda teria requerido que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, não analise o pedido de afastamento, pois o deputado foi denunciado por fatos relacionados à Lava Jato. Para o ex-ministro, quem deve decidir é o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...