MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Trabalhador obrigado a fazer campanha política para PT será indenizado
Coação política

Trabalhador obrigado a fazer campanha política para PT será indenizado

Juíza considerou que houve afronta ao patrimônio moral do empregado.

Da Redação

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Atualizado às 08:39

Trabalhador que foi obrigado a fazer campanha política será indenizado em R$ 30 mil, solidariamente, pelo PT, a empresa Projebel e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF - Codhab.

A decisão é da juíza do Trabalho Naiana Carapeba Nery de Oliveira, da 8ª vara de Brasília, para quem o caso revela afronta não apenas ao patrimônio moral do empregado, mas o uso indevido da máquina pública, indicando a deturpação do seu funcionamento, em prol do objetivo de perpetuação no poder do PT.

O autor, contratado como recepcionista pela Projebel para prestar serviços à Codhab, alega que, dois meses antes das eleições, foi obrigado por seus superiores hierárquicos, sob ameaça de demissão, a fazer campanha política para o PT, dentro do seu horário de serviço, em Brasília, portando camisetas, crachás, bonés, adesivos e panfletos.

Para a magistrada, a constatação de tais fatos denuncia a utilização odiosa da máquina pública em benefício do partido político a que se filiam os dirigentes que se encontram no poder.

"A conduta verificada nos autos se reveste de maior gravidade ao afrontar as convicções políticas do empregado, violando o seu direito de cidadão e o livre exercício dos seus direitos políticos, obrigando-o a uma intervenção ativa em benefício do PT, contrariamente à sua consciência e aos limites do contrato de trabalho."

Assim, julgou procedente o pedido para condenar as três reclamadas. O PT, a empresa Projebel e a Codhab já foram condenados pelo mesmo motivo.

  • Processo: 0000530-54.2015.5.10.008

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...