MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ recomenda suspensão de registros de uniões poliafetivas
Recomendação

CNJ recomenda suspensão de registros de uniões poliafetivas

Ministra Nancy Andrighi recomendou que não sejam feitos registros até conclusão de processo sobre o tema.

Da Redação

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Atualizado às 09:34

A corregedora-Geral de Justiça, ministra Nancy Andrighi, recomendou às serventias extrajudiciais de notas que não realizem lavratura de novas escrituras declaratórias de uniões poliafetivas, até conclusão de pedido de providências sobre o tema no CNJ.

O pedido foi formulado pala ADFAS - Associação de Direito da Família e das Sucessões, que requer a regulamentação das lavraturas de escrituras públicas de uniões poliafetivas.

Notícias veiculadas na imprensa revelaram que alguns tabeliões estão registrando uniões estáveis "entre três ou mais reciprocamente outorgantes e outorgados". Para a associação, há inconstitucionalidade na lavratura dessas escrituras "pela falta de eficácia jurídica, e violação i) dos princípios familiares básicos, ii) das regras constitucionais sobre família, iii) da dignidade da pessoa humana, iv) das leis civis e v) da moral e dos costumes brasileiros".

Sustenta que a expressão "união poliafetiva" visa validar relacionamentos com formação poligâmica, em violação ao §3º do art. 226 da CF, que limita "a duas pessoas a constituição de união estável".

Em análise do caso, a ministra Nancy entendeu ser necessária a "prévia manifestação das Corregedorias Gerais de Justiça dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo sobre os fatos e argumentos narrados".

Com a decisão, algumas Corregedorias Estaduais já notificaram as serventias da recomendação: PR, SP e MG.

  • Processo: 0001459-08.2016.2.00.0000

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas