MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Anvisa mantém prazo para rotulagem de alimentos alergênicos
Resolução

Anvisa mantém prazo para rotulagem de alimentos alergênicos

Fabricantes de alimentos deverão apresentar a rotulagem obrigatória a partir do dia 3 de julho.

Da Redação

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Atualizado às 09:51

A Anvisa decidiu nesta quarta-feira, 1º, manter o prazo de vigência da RDC 26/15, que dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias. Empresas do setor de alimentos pediam a prorrogação da entrada em vigor das novas regras, que foi fixada para 3/7.

A diretoria colegiada da agência entendeu que não há motivos para extensão além dos 12 meses inicialmente definidos para adequação do setor. Na avaliação dos diretores a indústria não apresentou nenhum argumento novo que não tenha sido avaliado anteriormente, durante a fase de discussão da norma.

Segundo o relator do tema, o diretor Renato Porto, os argumentos apresentados pela prorrogação do prazo levam a crer que a própria indústria pode desconhecer os componentes dos ingredientes dos seus produtos, o que tornaria a discussão ainda mais urgente e importante. Por isso, defende que a indicação de alergênicos nos rótulos de alimentos é fundamental para exercer o livre direito de escolha e, nestes casos, escolhas que recaem sobre evitar danos à saúde, além de garantir o direito constitucional à saúde e à alimentação adequada.

Com a decisão, os fabricantes de alimentos deverão apresentar a rotulagem obrigatória a partir do dia 3 de julho. Conforme a resolução, os rótulos de alimentos e bebidas deverão informar a existência de 17 alimentos: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas, além de látex natural.

Nos casos em que não for possível garantir a ausência de contaminação cruzada dos alimentos, nos processos de produção ou manipulação, o rótulo deve conter a declaração: "Alérgicos: Pode conter (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares)."

Os produtos fabricados antes do término do prazo de adequação poderão ser comercializados até o fim de seu prazo de validade.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...