MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Prefeitura de SP decreta sigilo de dados do Uber, mas recua
Proteção de dados

Prefeitura de SP decreta sigilo de dados do Uber, mas recua

Um dia após a publicação da norma, Fernando Haddad disse que a resolução é irregular.

Da Redação

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Atualizado às 09:08

O Comitê Municipal de Uso do Viário, da secretaria municipal de transportes de SP, decidiu, por meio da resolução 10/16, publicada no Diário Oficial de sexta-feira, 16, proteger os dados de empresas de transporte individual privado, como o Uber.

No entanto, um dia depois da publicação, o prefeito Fernando Haddad recuou da decisão, afirmando que é irregular a resolução e que a norma não tem validade "até que seja ouvida a Comissão Municipal de Acesso à Informação".

Segundo o prefeito, o julgamento sobre o que deve ser considerado sigilo comercial das empresas e o que é informação de interesse público deve ser feito pela Comissão Municipal de Acesso à Informação e não pela Comissão Municipal de Uso do Viário. Por isso, houve omissão de uma etapa.

Proteção de dados

Pela resolução 10/16, nenhum dado ou informação disponibilizado pelas Operadoras de Tecnologia de Transportes Credenciadas - OTTCs poderia ser fornecido, divulgado ou acessível a terceiros sem prévia autorização do Gestor da Informação. Além disso, toda informação que não fosse explicitamente pública seria considerada, interna e externamente, como sigilosa até deliberação do Gestor.

Seriam protegidos por sigilo legal todos os dados ou informações sobre as estratégias comerciais das empresas, e todos os dados e informações pessoais de passageiros e condutores. Além disso, não poderiam ser divulgados pela prefeitura dados quantitativos e qualitativos dos veículos; quantidade de quilômetros percorridos; dados individualizados das viagens realizadas; dados relativos aos valores pagos; situação econômico-financeira da empresa; segredos comerciais; faturamento das empresas; preço público pago pelas operadoras; valor e quantidade de viagens; clientes e fornecedores; capacidade instalada; custos de produção e despesas com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Os dados do sistema seriam divulgados como um todo, e não de empresas específicas.

Uber

Em nota, a empresa Uber defendeu que o poder público deve assegurar o sigilo de dados como forma de garantir a concorrência entre as OTTCs. Segundo a empresa, os dados dos motoristas e dos clientes devem ser preservados, "sob pena de violação de privacidade e afronta à Constituição Federal e ao Marco Civil".

"Importante lembrar que modelos de proteção de dados comercialmente sensíveis já são adotados por agências reguladoras e autarquias como a Anatel e o Cade."

Veja a íntegra da resolução.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA