sábado, 6 de junho de 2020

ISSN 1983-392X

Em nota, Veja comenta a reação do presidente Lula à lista de supostas contas bancárias mantidas no exterior por políticos divulgada pela revista

x

segunda-feira, 15 de maio de 2006

 

Em nota, Veja comenta a reação do presidente Lula à lista de supostas contas bancárias mantidas no exterior por políticos divulgada pela revista

No fim de semana a revista Veja publicou uma lista que teria sido produzida a mando de Daniel Dantas, com supostas contas bancárias mantidas no exterior por políticos, entre eles o presidente Lula. O diretor de redação da revista, Eurípedes Alcântara, disse ontem que a reação do presidente Lula à lista foi "extemporânea e desrespeitosa à tradição da revista". A revista distribuiu uma nota assinada por seu diretor para explicar seu posicionamento no caso. Veja abaixo a íntegra.

_________

1. O presidente Lula não leu e não gostou do que não leu. Ainda assim reagiu intempestivamente à reportagem de Veja. Insultou jornalistas e a publicação, uma atitude imprópria para um presidente da República. É imperioso ler antes de criticar.

2. Veja chegou ao posto de mais respeitada e lida revista brasileira e quarta revista semanal de informações do mundo pela qualidade de suas reportagens.

3. Houvesse o presidente Lula lido a reportagem, teria percebido que se trata de um trabalho de investigação sobre o banqueiro Daniel Dantas, com o qual seu governo mantém uma relação tão conflituosa quanto incestuosa - relação que vem sendo objeto de reportagens de diversos veículos de comunicação.

4. O presidente disse que o autor da reportagem poderia ser chamado de ´bandido e malfeitor´. Disso Lula entende. Nada menos do que 40 de seus companheiros mais próximos foram descritos pelo procuradorgeral da República como uma ´quadrilha´.

5. A reportagem em questão é fruto de seis meses de investigação. A divulgação do resultado do trabalho de apuração, como a própria reportagem ressalta, foi feita justamente para evitar o uso das supostas contas como elemento de chantagem.

6. A revista, na reportagem, não afirma que a conta bancária atribuída ao presidente Lula é verdadeira. Também não diz que é falsa, por não dispor de meios suficientes para fazê-lo.

7. Para concluir, Veja reafirma seu compromisso com os leitores e com o Brasil de prosseguir em sua tarefa de fiscalizar o poder em todas as suas esferas, para impedir que ´sofisticadas organizações criminosas´, ainda nas palavras do procurador-geral da República, continuem a corroer a democracia brasileira.´ ?

_____________

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram