sexta-feira, 27 de maio de 2022

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL garante recursos para honorários de assistência judiciária no Estado de SP
Projeto de lei

PL garante recursos para honorários de assistência judiciária no Estado de SP

Proposta foi aprovada na Alesp.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A Alesp aprovou na terça-feira, 13, projeto de lei complementar que garante recursos para honorários de assistência judiciária. Foram 70 votos favoráveis, dois contrários e nenhuma abstenção.

O PLC 40/16 altera a LC 988/06, que organiza a Defensoria Pública do Estado, para destinar 40% dos recursos do Fundo de Assistência Judiciária à prestação de assistência judiciária suplementar.

O projeto prevê também que caso as despesas afetas à prestação de assistência judiciária suplementar não alcancem os 40% no mesmo exercício financeiro, o saldo restante será aplicado às demais despesas suportadas pelo Fundo de Assistência Judiciária.

O objetivo da proposta, segundo o governo do Estado, é conferir mais segurança aos profissionais que, por meio da parceria com a OAB, prestam serviços de assistência judiciária suplementar.

"Há trinta anos a Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio dos advogados do Estado de São Paulo, primeiramente em parceira com a Procuradoria Geral do Estado e, a partir de 2006, em comunhão com a Defensoria Pública, atende a população em todas as localidades paulistas, garantindo ao mais pobre integral e plena assistência jurídica."

O presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, comemorou a aprovação. "Fica agora assegurado que 40 mil advogados conveniados, que de forma séria e competente atendem 1,5 milhão de cidadãos carentes por ano, não serão submetidos a calotes."

Veja a proposta.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 15/12/2016 09:23