MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Congresso promulga PEC do teto dos gastos
PEC 55/16

Congresso promulga PEC do teto dos gastos

Regra estipula um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Da Redação

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Atualizado às 11:30

O presidente do Senado, Renan Calheiros, promulgou nesta quinta-feira, 15, a PEC 55/16, que estipula um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A sessão do Congresso ocorreu no plenário do Senado e durou cerca de 15 minutos.

A PEC foi encaminhada pelo governo de Michel Temer com o objetivo de equilibrar as contas públicas por meio de um rígido mecanismo de controle de gastos. Pela proposta, o aumento dos gastos da União fica limitado à inflação do ano anterior pelas próximas duas décadas.

Mas, enquanto defensores da medida a veem como uma maneira de inibir a aceleração do endividamento do Brasil, em momento de queda de receita, seus críticos afirmam que ela asfixiará o crescimento e os gastos sociais.

Para os oposicionistas, a iniciativa impedirá investimentos públicos, agravará a recessão e prejudicará principalmente os mais pobres, ao diminuir recursos para áreas como educação e saúde.

Confira, na integra, a publicação no DOU.


Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA