MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF inicia 2017 retomando julgamento sobre linha sucessória da Presidência
Pauta

STF inicia 2017 retomando julgamento sobre linha sucessória da Presidência

Outros dois processos, além de seis listas, estão na pauta do plenário.

Da Redação

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Atualizado às 08:05

Em nova pauta para a primeira sessão plenária do ano, a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, colocou para julgamento na quarta-feira, 1º/2, a ADPF 402, que discute se réus perante a Corte podem exercer cargos que estão na linha de substituição da presidência da República.

O julgamento foi interrompido em novembro por pedido de vista do ministro Toffoli, contudo a maioria estava formada na ocasião, com seis votos contrários à possibilidade.

O relator, ministro Marco Aurélio, votou no sentido de que réus em processo-crime no Supremo não podem ocupar cargo cujas atribuições constitucionais incluam a substituição do presidente da República.

A tese foi acompanhada à época pelos ministros Fachin, Teori, Rosa, Fux e Celso de Mello.

Outros processos

Além da ADPF, estão pautados para a sessão desta quarta-feira o RE 650.898, também relatado pelo ministro Marco Aurélio e com pedido de vista do ministro Fux.

Neste recurso, a discussão é acerca da viabilidade de órgão especial de TJ, no julgamento de ADIn em que se impugna lei municipal, verificar a existência de ofensa à CF, bem como a possibilidade, ou não, de haver a satisfação de subsídio acompanhada do pagamento de outra espécie remuneratória.

O acórdão recorrido entendeu que é inconstitucional dispositivo de Lei Municipal que concede gratificação de férias, décimo terceiro salário e verba de representação ao prefeito e ao vice-prefeito, tendo em conta que o § 4º do art. 39 da CF veda o acréscimo de gratificação ou outra espécie remuneratória ao subsídio de detentor de mandato eletivo. Acompanharam o relator pelo desprovimento do recurso os ministros Fachin, Barroso e Teori.

Já no terceiro processo (SL 853) o Pleno analisará agravo regimental na medida cautelar em suspensão de liminar ajuizada pelo prefeito de Barueri contra decisão do TJ/SP que determinou o seu afastamento do cargo por suposta prática de crimes.

Também estão pautadas seis listas para julgamento.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas