MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pedido de vista adia novamente julgamento sobre réus na linha sucessória da Presidência
STF

Pedido de vista adia novamente julgamento sobre réus na linha sucessória da Presidência

Já há maioria formada no sentido de que o réu perante o Supremo não pode substituir o presidente da República.

Da Redação

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Atualizado às 15:51

O STF retomou nesta quarta-feira, 1º, o julgamento da ADPF 402, que discute se réus perante a Corte podem exercer cargos que estão na linha sucessória da Presidência. Contudo, após os votos do ministro Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, o ministro Gilmar Mendes pediu vista.

Já há maioria formada no sentido de que o réu perante a Corte não pode substituir o presidente da República, no entanto, ainda não está definido se ao se tornar réu, o ocupante de cargo da linha sucessória deve ser automaticamente afastado.

A CF/88 estabelece em seu artigo 80: "em caso de impedimento do Presidente e do vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do STF".

O julgamento foi iniciado em novembro do ano passado, ocasião na qual o ministro Marco Aurélio, relator, votou no sentido de que réus em processo-crime no Supremo não podem ocupar cargo cujas atribuições constitucionais incluam a substituição do presidente da República.

Para ele, dizer que réu em processo-crime a tramitar no Supremo pode, no desempenho de certa função, assumir a presidência da República gera "estado de grave perplexidade". "A razão é simples: a teor do disposto no artigo 86 da Carta Federal, admitida acusação contra o Presidente da República, por 2/3 da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo, isso nas infrações comuns. Recebida a denúncia, tem-se como automática a suspensão das funções exercidas. Então, decorre do sistema constitucional ser indevido quem se mostre réu em processo-crime ocupar o relevante cargo de Presidente da República."

A ação foi ajuizada pela Rede Sustentabilidade em maio, quando se analisava o afastamento de Eduardo Cunha, que era, na época, presidente da Câmara e réu no Supremo. Após os votos dos ministros Edson Fachin, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux e Celso de Mello, que acompanhavam o entendimento do relator, pediu vista o ministro Dias Toffoli.

Liminar

Diante do recebimento de denúncia contra Renan Calheiros pelo STF em 1º de dezembro, a Rede pediu o seu afastamento, o que foi deferido pelo ministro Marco Aurélio, que afastou cautelarmente o senador da presidência do Senado.

O ministro Marco Aurélio esclareceu que a decisão monocrática não tinha o condão de concluir o julgamento de fundo da ADPF, uma vez que isso era atribuição do plenário. No entanto, entendeu pela urgência do caso, uma vez que Renan ocupava a cadeira de Presidente do Senado e poderia ser convocado a substituir o presidente da República.

Dias após, contudo, o plenário da Corte não referendou o afastamento de Renan. Concordando apenas em parte com a liminar, seis ministros votaram no sentido de manter o senador na presidência da Casa, mas decidiram que ele não poderia assumir a Presidência da República em caso de ausência de Michel Temer. Os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso não participaram do julgamento.

Na ocasião, o ministro Celso de Mello abriu a divergência no sentido de limitar os efeitos da liminar para impedir o exercício temporário da Presidência da República por quem figure como réu em ação penal no STF, sem, contudo, afastar o senador Renan Calheiros da presidência do próprio Senado.

O decano fundamentou seu voto nos princípios da independência e da harmonia entre os Poderes, e assinalou que, no caso concreto, não há urgência para o afastamento de Calheiros, porque a substituição imediata do presidente da República recairá sobre o presidente da Câmara dos Deputados.

Ele ainda explicitou seu voto proferido no julgamento de mérito na ADPF 402, de modo a ajustar a parte dispositiva aos fundamentos que o embasaram. Assim, ele esclareceu que julgou parcialmente procedente o pedido formulado na ADPF, para consignar que os substitutos eventuais do presidente da República, caso figurem na posição de réus criminais perante o Tribunal, ficarão unicamente impossibilitados de exercer a Presidência da República, embora possam exercer a chefia e direção de suas respectivas Casas.

Mérito

Retomado o julgamento do mérito nesta quarta-feira, 1º/2, o ministro Dias Toffoli apresentou seu voto-vista, acompanhando entendimento do ministro Celso de Mello. "No meu sentir, impedir que o parlamentar que responsa a ação penal perante o Supremo não possa ser presidente da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal equivale a conferir, em última análise, um 'desvalor' ao mandato do parlamentar, retirando-lhe parte das prerrogativas de sua representatividade política. Criando-se deputados e senados de primeira e de segunda classe."

O mesmo entendimento foi adotado pelo ministro Lewandowski. Após, o ministro Gilmar Mendes pediu vista.

Veja a íntegra do voto do ministro Dias Toffoli.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas