MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Instituições de ensino devem comprovar ausência de débitos trabalhistas para cadastro no FIES
Justiça Federal

Instituições de ensino devem comprovar ausência de débitos trabalhistas para cadastro no FIES

A decisão é da JF/DF ao julgar procedente uma ACP do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal.

Da Redação

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Atualizado às 13:55

O juiz Federal substituto Guilherme Osorio Pimentel, da 21ª vara do DF, condenou a União e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a exigirem das instituições de ensino superior, ao promoverem o seu credenciamento no FIES e enquanto permanecerem no cadastro, a prova de sua regularidade trabalhista mediante apresentação de CNDT.

A ação civil pública, com pedido de liminar, foi proposta pelo Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, representado na causa pelo escritório Bento, Muniz & Monteiro Advocacia.

Desrespeito aos direitos trabalhistas

Na ação, o Sindicato sustentou que as instituições passaram a se beneficiar com a criação do FIES e o consequente aumento de alunos matriculados, mas que esse crescimento exponencial "não veio acompanhado do respeito aos direitos trabalhistas, tendo ocorrido a adoção de diversos mecanismos para ocultar patrimônio e receitas, tudo para impedir a concretização de execuções trabalhistas que se avolumam aos montes contra diversas instituições de ensino no DF".

"Como grande parte da receita é oriunda de créditos decorrentes do FIES, em várias reclamações trabalhistas há o pleito pela penhora desses créditos que, no entanto, acabam frustradas por não ocorrerem exatamente ao tempo da disponibilidade de crédito ou, ainda, porque a prioridade de sua destinação é para o pagamento de tributos, somente ocorrendo a disponibilização de recursos efetivos ao empresário se ele optar pela recompra prevista no art. 13 da Lei n. 10.260/2001."

Ao julgar procedente a ação, o magistrado ponderou que uma "interpretação lógica e sistemática" da normativa afeta ao FIES, e da lei 9.394/96, que institui as diretrizes e bases da educação nacional, "impõe que os órgãos gestores do FIES, com o fim de promover a valorização dos profissionais da educação e concretizar uma política educacional de qualidade, exijam das entidades que venham a aderir ao aludido fundo a comprovação de sua saúde financeira, que pode ser impactada por demandas trabalhistas julgadas procedentes pela Justiça Laboral".

"Com o fim de garantir a capacidade de autofinanciamento das Instituições de Ensino Superior que venham a aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil - FIES, e, por conseguinte, a própria higidez da política educacional implantada com a Lei nº 10.260/2001, deve ser exigida a comprovação da regularidade trabalhista dessas entidades quando de seu credenciamento no Fundo, mediante apresentação de Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT."

  • Processo: 005164-72.2014.4.01.3400

_____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...