MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF/CE pede suspensão de venda de imóveis ocupados

MPF/CE pede suspensão de venda de imóveis ocupados

x

Da Redação

segunda-feira, 29 de maio de 2006

Atualizado às 08:21

 

Feirão da Caixa

 

MPF/CE pede suspensão de venda de imóveis ocupados

 

O MPF/CE pediu na última sexta-feira (26/5), que a Justiça Federal determine a suspensão da venda de imóveis ocupados no 2º Feirão da Casa Própria, que aconteceu até ontem, em Fortaleza. O motivo é que a transação, relativa a bens de mutuários de conjuntos habitacionais de baixa renda, desvirtuaria completamente o propósito de implementação do Sistema Financeiro de Habitação, que é garantir o direito constitucional à moradia.

 

A ação cautelar ajuizada pelo MPF requer também que seja decretada a nulidade dos atos de venda direta praticados até agora. Além disso, foi pedido que a Justiça obrigue a Caixa a dar ampla publicidade à possível decisão, através de matéria paga nos jornais de grande circulação da capital, e pague uma multa diária em caso de descumprimento.

 

Amparo

 

O procurador da República Alessander Sales, autor da ação, defende que os pedidos se justificam pelo amparo que a legislação confere aos mutuários. Para ele, "os ocupantes dos imóveis anunciados na feira promovida pela Caixa detêm, de modo incontestável, o direito ao uso e gozo do bem até que decisão judicial estabeleça em contrário".

 

Outra justificativa é o risco de dano irreparável, já que, sem a decisão, os atuais ocupantes dos imóveis ficarão sem ter onde morar.

 

O MPF lembra também que quem ocupa as habitações não é posseiro ou invasor, mas um mutuário que foi levado à inadimplência pelo reajuste abusivo das prestações feito pela Caixa, conforme se observa pelo volume de ações tramitanto na Justiça sobre o assunto.

 

Além da ação cautelar, o MPF ajuizará, no prazo legal, uma ação para declarar a nulidade da venda direta realizada pelo banco estatal.

_____________

 

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...