MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Synesio Sampaio Goes Filho toma posse na Academia Paulista de Letras
Imortal

Synesio Sampaio Goes Filho toma posse na Academia Paulista de Letras

O embaixador foi saudado por Celso Lafer e o evento contou com a música de Toninho e Maria José Carrasqueira.

Da Redação

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Atualizado em 18 de maio de 2017 22:18

Com a presença de amigos da turma de 64 do Largo São Francisco, o embaixador Synesio Sampaio Goes Filho tomou posse ontem como imortal da Academia Paulista de Letras. Durante a cerimônia ele foi saudado pelo colega e acadêmico Celso Lafer.

O embaixador ocupará a cadeira de nº 19, que pertenceu a Erwin Theodor Rosenthal (30/6/1926 – 4/9/2016). Com a eleição, Synesio Sampaio Goes Filho une-se na Academia aos também antigos alunos das Arcadas Ada Pellegrini Grinover, Celso Lafer, Ives Gandra da Silva Martins, Juca de Oliveira, Lygia Fagundes Telles e Paulo Bomfim.

Natural de Itu/SP, durante seu discurso, ele destacou que a cadeira fora ocupada somente por quatro antecessores, e com exceção do último, todos foram os caipiras da academia.

O evento foi encerrado pela música do flautista Toninho Carrasqueira, acompanhado da pianista Maria José Carrasqueira.

Biografia

Formado em Direito pela USP, em 1964. Diplomata entre 1967 e 2009. No Itamaraty, foi Chefe do Cerimonial, Inspetor-Geral do Serviço Exterior, Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão e Chefe de Gabinete dos Ministros Fernando Henrique Cardoso e Celso Lafer.

Trabalhou também na Presidência da República e no Ministério da Fazenda. Integrou várias delegações brasileiras em reuniões internacionais. No exterior, foi Secretário de Embaixada em Paris e Lima, Ministro-Conselheiro em Londres, Cônsul-Geral em Milão e Embaixador em Bogotá, Lisboa e Bruxelas.

Possui diversas condecorações estrangeiras e, do Brasil, entre outras, as Grã-Cruzes da Ordem de Rio Branco, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia de História de Portugal.

Ex-professor de História Diplomática do Brasil do Instituto Rio Branco e de Comércio Internacional da Faculdade de Economia da FAAP. Tem artigos publicados em periódicos especializados em História do Brasil e Política Internacional, tais como “Oceanos”, de Portugal, “Política Externa” da USP e a “Revista do Instituto Histórico Brasileiro”

Escreveu capítulos em livros coletivos, como “Varnhagen- diplomacia e pensamento estratégico” (FUNAG-2016); “Pedro Teixeira, a Amazônia e o Tratado de Madri” (FUNAG-2016); ‘Pensamento Diplomático Brasileiro” (FUNAG,2013); “Obras do Barão do Rio Branco (FUNAG, 2012); “Diplomacia brasileira para a paz” (FUNAG-2012); “Barão do Rio Branco - 100 anos de memória” (FUNAG -2012); “Missões de paz” (Log on Editora-2003); “Rio Branco, a América do Sul e a modernização do Brasil” (EMC-EDIÇÔES - 2002).

Publicou “A Bela Viagem” (Migalhas, 2014); “As Fronteiras do Brasil” (FUNAG, 2013) e “Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas” (Martins Fontes, 2001).

“A Bela Viagem”

O catálogo da Editora Migalhas honrosamente ostenta obra do embaixador Synesio: “A Bela Viagem”, lançado em 2014 em festivo encontro da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP.

Trata-se de coletânea de frases preciosas que farão pensar, sentir, quem sabe chorar e rir – tudo com o toque pessoal dos comentários do dr. Synesio.

________________

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...