MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IAB convoca advogados a exigir reforma política que dê legitimidade ao Poder Legislativo
Carta da Paraíba

IAB convoca advogados a exigir reforma política que dê legitimidade ao Poder Legislativo

Confira a íntegra do documento.

Da Redação

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Atualizado às 07:51

O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, presidido por Técio Lins e Silva, convocou os advogados e demais integrantes do universo jurídico a "exigir reformas políticas urgentes", com a finalidade de dotar o Poder Legislativo de efetiva legitimidade e representação popular, de modo a que se estabeleça um novo pacto social, como forma de se fortalecer o Estado Democrático de Direito.

A convocação ocorreu no último sábado, 2, com a aprovação, por aclamação, da Carta da Paraíba assinada e lida por Técio Lins e Silva ao final do I Congresso Nacional do IAB, realizado no Centro de Convenções de João Pessoa/PB. O evento foi encerrado com a palestra Democracia e a judicialização da política no Brasil proferida pelo vice-presidente do STF, ministro Dias Toffoli.

No documento, o IAB exorta, também, os advogados a "não aceitar, incondicionalmente, quaisquer violações às garantias individuais previstas na Constituição Federal, notadamente aquelas que dizem respeito às limitações à utilização do habeas corpus como instrumento garantidor da liberdade de ir e vir".

O Instituto defendeu, ainda, "o direito dos acusados em geral de não produzirem prova contra si, especialmente em supostas 'colaborações' com os órgãos de persecução penal, e de serem considerados inocentes até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória".

Leia o documento na íntegra:

Carta da Paraíba

O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, por ocasião do seu I Congresso Nacional, realizado na cidade de João Pessoa (PB), de 31 de agosto a 2 de setembro, comemorativo ao seu 174º aniversário de fundação, concita os advogados e demais integrantes do universo jurídico a adotarem as seguintes posturas:

1) Não aceitar, incondicionalmente, quaisquer violações às garantias individuais previstas na Constituição Federal, notadamente aquelas que dizem respeito às limitações à utilização do habeas corpus como instrumento garantidor da liberdade de ir e vir; ao direito dos acusados em geral de não produzirem prova contra si, especialmente em supostas "colaborações" com os órgãos de persecução penal, e ao direito de serem considerados inocentes até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória;

2) não aceitar, incondicionalmente, violações aos direitos dos trabalhadores do campo e das cidades, pugnando pelo pleno emprego e pelo estrito cumprimento de suas garantias sociais, tais como aposentadoria condigna, educação e assistência médico-hospitalar para si e seus familiares;

3) exigir reformas políticas urgentes, com a finalidade de dotar o Poder Legislativo de efetiva legitimidade e representação popular, de modo a que se estabeleça um novo pacto social, como forma de se fortalecer o Estado Democrático de Direito.

João Pessoa, 2 de setembro de 2017.
Técio Lins e Silva
Presidente nacional do IAB

_________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista