MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pela segunda vez em 175 anos, IAB será presidido por uma mulher
Biênio 2018/2020

Pela segunda vez em 175 anos, IAB será presidido por uma mulher

Eleições ocorrem nesta quarta-feira, mas somente uma chapa, encabeçada por Rita Cortez, se inscreveu no pleito.

Da Redação

terça-feira, 10 de abril de 2018

Atualizado às 07:52

O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros realizará nesta quarta-feira, 11, a eleição para definir sua nova diretoria, que comandará o instituto durante o biênio 2018/2020. Apesar da votação, a nova diretoria já está formada, já que apenas uma chapa se inscreveu para o pleito: a de Rita Cortez, atual 1ª vice-presidente do instituto, que também conta com membros da atual diretoria.

Rita, que encabeça a chapa, será a segunda mulher a assumir a presidência nacional do IAB em 175 anos de existência do instituto. A primeira foi Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira, que presidiu a entidade durante o biênio 2006/2008. A posse da futura presidente está marcada para o dia 9 de maio.

Continuidade

Atualmente, o instituto é comandado por Técio Lins e Silva. Para o atual presidente, os membros da futura diretoria se reuniram em prol da continuidade dos trabalhos e do propósito de recolocar o IAB no patamar mais elevado das discussões sobre grandes temas nacionais. "Passarei o bastão com a tranquilidade do dever cumprido e de que o trabalho terá prosseguimento", disse.

De acordo com Rita, a nova gestão pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela atual diretoria. "Os avanços alcançados na administração presidida por Técio Lins e Silva, comprometida com a tradição de ser a vanguarda do Direito, principalmente neste momento em que é fundamental a defesa do estado constitucional e das liberdades democráticas, são visíveis e marcam a história do IAB", afirmou.

Entrevista

Durante a XVI Conferência da Advocacia Mineira, em março deste ano, Rita Cortez concedeu entrevista à TV Migalhas. Na ocasião, a futura presidente do IAB disse que o momento atual da política, do Judiciário e da sociedade brasileira tem sido difícil.

"É um momento que exige muita união dos advogados, muita união de todas as instituições e eu acho que a nossa presença endossa essa necessidade de conjugar esforços para que a gente possa brigar e lutar por uma sociedade melhor", pontuou Rita.

Votação

Apesar da certeza sobre quem assumirá o comando do IAB, as eleições só se concretizam nesta quarta-feira. Na última segunda, 9, o instituto iniciou a apuração dos votos enviados por e-mail apenas pelos membros efetivos que residem fora do Estado do Rio de Janeiro, onde fica a sede do instituto.

Os membros do IAB que residem no RJ deverão comparecer à eleição desta quarta-feira na sede da entidade, pois não têm direito ao voto eletrônico - concedido somente aos membros de outras unidades federativas após a última decretação de greve por parte dos Correios, que prejudicou o envio de cédulas físicas a outros Estados.

De acordo com a comissão eleitoral do instituto, somente membros efetivos admitidos como consócios até o dia 11 de dezembro de 2017 que estejam com suas obrigações associativas em dia poderão votar na eleição. Aqueles que tem débitos com a entidade poderão quitá-los até o horário final da votação para obter o direito de participar do pleito. Os votos rasurados serão anulados.

_________________

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA