MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR rescinde delação de Joesley e Saud, mas provas continuam válidas
Delação

PGR rescinde delação de Joesley e Saud, mas provas continuam válidas

Para Janot, houve omissão deliberada de fatos ilícitos na assinatura dos acordos.

Da Redação

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Atualizado às 19:52

A PGR informou nesta quinta-feira, 14, que foram rescindidos os acordos de delação premiada de Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, e de Ricardo Saud, um dos executivos do grupo. O motivo foi omissão deliberada, por parte dos referidos colaboradores, de fatos ilícitos que deveriam ter sido apresentados por ocasião da assinatura dos acordos.

Em petição, o PGR requereu ao ministro Edson Fachin a homologação da rescisão definitiva dos acordos - ao que Fachin determinou a manifestação de Joesley e Ricardo, no prazo de dez dias, a respeito da rescisão.

Na semana passada, Rodrigo Janot já havia anunciado a revisão dos acordos dos delatores por suspeitas de que os dois executivos haviam omitido informações. Em razão disso, o STF suspendeu, no último fim de semana, os benefícios concedidos a Joesley e a Saud.

Apesar da rescisão, o procurador-Geral explicou que o acordo já havia sido homologado pelo Supremo e passado pelos requisitos necessários pela lei 12.850/13, e que a rescisão por descumprimento de cláusulas não limita a utilização das provas por eles apresentadas.

"Havendo rescisão de acordo de colaboração premiada por descumprimento das cláusulas as quais, por exemplo, proíbem a omissão deliberada, a má-fé, o dever de transparência dos colaboradores, perde o colaborador os benefícios auferidos, mas mantêm-se hígidas e válidas as provas já produzidas."

A informação consta de cota na qual a PGR informa ter denunciado o presidente Michel Temer, Joesley, Saud e integrantes do PMDB ao STF e requer, além do processamento da denúncia, o desmembramento do inquérito 4.327 para que a parte que trata de Joesley e Saud, que não têm foro privilegiado, seja remetida à 13ª vara do Paraná.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...