MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CLT precisa urgentemente de uma bela reforma, afirma advogada ex-presidente de TRT
Trabalhista

CLT precisa urgentemente de uma bela reforma, afirma advogada ex-presidente de TRT

Confira as observações de Maria Aparecida Pellegrina.

Da Redação

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Atualizado em 1 de novembro de 2017 15:46

Na próxima semana, entra em vigor a lei que institui a reforma trabalhista (13.467/17), com uma série de alterações aprovadas no Congresso e sancionadas pelo presidente Michel Temer com o objetivo de modernizar a legislação que diz respeito às relações de trabalho.

Mesmo há poucos dias de sua vigência, a reforma tem sido objeto de debates e discussões sobre sua aplicação.

Acerca do tema, a advogada Maria Aparecida Pellegrina (Pellegrina & Monteiro Advogados) é enfática ao afirmar que não vislumbra possibilidade de ocorrência de eventual insegurança jurídica em decorrência da reforma.

"É claro que existirão interpretações divergentes, como igualmente é claro que a jurisprudência se encarregará de colocar uma direção na interpretação da lei."

De acordo com Maria Aparecida, que foi presidente do TRT da 2ª região, é "absurda" a assertiva de que a reforma resulta de excessivo contingente de ações trabalhistas. "A CLT é uma "velha senhora" precisando urgentemente de uma bela reforma."

Trabalho escravo

Em meio à nova legislação, outra polêmica surgida nas últimas semanas foi a portaria do Ministério do Trabalho sobre o trabalho escravo. A norma já foi contestada no Supremo e a ministra Rosa Weber suspendeu a portaria.

Para a advogada, para qualquer outra situação de infringência à legislação trabalhista, como por exemplo jornada excessiva, já estava sendo traduzida como trabalho escravo.

"Por sua vez, o empregador não tinha assegurado o seu direito de defesa, podendo integrar a chamada "lista suja", devidamente publicada, frise-se, sem o seu conhecimento prévio."

Conforme Pellegrina, a nova redação sintetiza excessos procedimentais para um cumprimento efetivo pelos fiscais e permite ao ente fiscalizado oportunidade para sua defesa.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas