MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cia aérea indenizará família por atrasos de mais de 60 horas em voos
Danos morais

Cia aérea indenizará família por atrasos de mais de 60 horas em voos

Decisão do TJ/RJ manteve condenação fixada em 1º grau.

Da Redação

sábado, 11 de novembro de 2017

Atualizado em 6 de novembro de 2017 12:45

A 23ª câmara Cível do TJ/RJ manteve sentença que condenou a Aerolíneas Argentinas ao pagamento de indenização para uma família carioca de quatro pessoas por conta de atrasos nos voos que somaram 61 horas.

O primeiro atraso enfrentado pelo grupo foi no trecho entre as cidades de Ushuaia e El Calafate, no sul da Argentina. Após sete horas no aeroporto, o voo foi cancelado e a família somente embarcou no dia seguinte. Com isso, eles tiveram que cancelar passeios e remarcar as reservas nos hotéis.

Na data de retorno ao Rio de Janeiro, já no aeroporto, a família foi avisada que o voo tinha sido adiado para o dia seguinte, sem horário para acontecer. Após aguardarem no hotel até às 12h30 do dia seguinte, sem que a companhia enviasse um traslado, seguiram de táxi para o aeroporto e tiveram mais uma decepção: o avião somente decolou oito horas depois. De volta a Buenos Aires, a família pensava que os problemas tinham acabado, mas o voo de conexão já tinha partido e eles somente embarcaram no dia seguinte para o Rio de Janeiro.

A apelação tratou da verba compensatória, fixada em R$ 20 mil no juízo de 1º grau. O relator do processo, desembargador Antonio Carlos Arrábida Paes, ponderou no voto que embora se reconheça que os problemas causaram efetivo abalo moral, além de desgaste físico e psicológico aos passageiro, o valor fixado se mostra adequado.

"O valor condenatório equivale a, aproximadamente, o dobro do valor pago pelos passageiros para todos os trechos da viagem, quantia que e mostra proporcional e razoável aos danos suportados."

A decisão do colegiado foi unânime.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas