MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNMP decide que Deltan Dallagnol pode ministrar palestras e ser remunerado
CNMP

CNMP decide que Deltan Dallagnol pode ministrar palestras e ser remunerado

Deputados pediam desarquivamento de reclamação contra procurador da Lava Jato.

Da Redação

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Atualizado às 08:20

O plenário do CNMP negou nesta terça-feira, 28, recurso interposto pelos deputados Federais Paulo Pimenta e Wadih Nemer que requereram o desarquivamento da reclamação disciplinar instaurada pelo órgão para apurar a conduta do procurador da República do Paraná Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Lava Jato no Paraná. O procurador é investigado por suposto desenvolvimento de atividade comercial por meio de palestras.

A reclamação havia sido instaurada neste ano pelo então corregedor nacional do MP, Cláudio Portela. Porém, após apuração dos fatos, Portela arquivou o procedimento.

Nesta terça-feira, durante a 22ª sessão ordinária de 2017, o relator do recurso, conselheiro Silvio Amorim, considerou que a ministração de palestras se insere no conceito de docência, o que é autorizado aos membros do MP pela Constituição, pelas leis dos MPs e pela resolução CNMP 73/11. O entendimento foi acompanhado pelos demais membros do Conselho.

O colegiado também considerou que Dallagnol não falou sobre assuntos sigilosos durante as palestras, e que o dinheiro dos eventos foi, em sua maioria, destinado a causas filantrópicas. O CNMP também entendeu que Dallagnol não pode ser considerado empresário, por não se enquadrar no artigo 966 do CC.

Com o entendimento, a Corte decidiu que as palestras foram ministradas de maneira lícita e negou provimento ao recurso dos deputados.

  • Processos relacionados: 1.00553/2017-36 e 1.00610/2017-22.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...