MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB repudia uso de mandados coletivos durante intervenção Federal no RJ
Intervenção

OAB repudia uso de mandados coletivos durante intervenção Federal no RJ

Conselho Federal e OAB/RJ se manifestaram contra medida anunciada pelo Governo Federal nesta segunda-feira, 19.

Da Redação

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Atualizado às 09:46

O Conselho Federal da OAB e a OAB/RJ divulgaram, nesta segunda-feira, 19, uma nota de repúdio conjunta contra a decisão do Governo Federal de utilizar mandados coletivos de busca, apreensão e captura durante a intervenção Federal na segurança pública do Estado do RJ.

A medida foi anunciada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, que afirmou que o uso de mandados coletivos pode ser necessário em razão da "realidade urbanística" do Rio de Janeiro, que pode favorecer o deslocamento de eventuais alvos dos mandados.

Ao repudiarem a medida, o Conselho Federal e a OAB/RJ afirmaram que não há previsão legal para o uso dos mandados coletivos, e que a decisão vai de encontro ao CPP, que determina a especificação do alvo do mandado.

Confira a íntegra da nota de repúdio:

_____________________

Nota oficial

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), junto com a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Estado do Rio de Janeiro (OAB/RJ), vêm a público repudiar os "mandados coletivos" de busca e apreensão.

Tal expediente não é previsto em Lei e vai de encontro ao Código de Processo Penal, que determina especificar a quem é direcionado o mandado. Por ser limitadora de garantias fundamentais, toda e qualquer medida cautelar jamais pode ser genérica. Caso contrário, há a violação constitucional da garantia individual de inviolabilidade do lar e intimidade - colocando sob ameaça ainda maior os direitos da parcela mais desassistida da população.

O CFOAB e a OAB/RJ estudam formas legais para impedir esta grave ameaça aos direitos e garantias dos cidadãos do Rio de Janeiro, já tão prejudicados pela ação dos grupos criminosos.

Desde o anúncio da intervenção federal no Rio, na última sexta-feira, dia 16, a OAB acompanha atentamente - dentro de sua missão institucional - os desdobramentos da decisão com o objetivo de evitar abusos como os "mandados coletivos".

Não se combate o crime cometendo outros crimes. Isso é incompatível com a Democracia.

Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2018
Claudio Lamachia
Presidente do Conselho Federal da OAB
Felipe Santa Cruz
Presidente da OAB/RJ

_____________________

OAB Seccao RJ

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA