MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cielo é condenada por reter indevidamente valores de transações
Direito Privado

Cielo é condenada por reter indevidamente valores de transações

A administradora de cartões cancelou as operações por suspeita de fraude.

Da Redação

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Atualizado em 5 de abril de 2018 17:45

A 19ª câmara de Direito Privado do TJ/SP condenou a Cielo a pagar para uma empresa os valores de transações retidos por suspeita de fraude.

Uma empresa do segmento de metais ajuizou ação contra a Cielo ao ser surpreendida com cancelamento das operações realizadas através da máquina de cartão de crédito por suspeita de fraude. Em decorrência disso, a administradora reteve os valores das transações e a empresa alegou que sofreu diversos prejuízos, como a perda de clientes, com o ocorrido.

Em 1º grau, o pedido do repasse dos valores retidos foi considerado improcedente. O juízo singular entendeu que não houve provas do prejuízo material, não podendo, portanto, considerar a Cielo como responsável pela eventual perda de venda.

Já no TJ/SP, foi dada razão à empresa. O desembargador João Camillo de Almeida Prado Costa, relator, determinou que a Cielo pagasse à autora os valores das transações indevidamente retidos. De acordo com o julgador, não se pode imputar sobre a empresa o acenado uso indevido dos cartões, já que é de responsabilidade da administradora responder pela falta de segurança de sua atividade.

"Logo, se a própria administradora do cartão, que dispõe de tecnologia de última geração, nada de irregular constatou e autorizou pela via digital a concretização das operações, não há se atribuir negligência à autora."

Em virtude da crise financeira da empresa, o magistrado também concedeu o benefício da justiça gratuita.

A advogada Érica Santos Nogueira do escritório Viera Tavares Advogados Associados sustentou oralmente no TJ/SP, representando a empresa apelante.

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...