sábado, 6 de junho de 2020

ISSN 1983-392X

TV Migalhas

Fake news nas eleições - Você sabe como identificar?

Em entrevista à TV Migalhas, o advogado Luiz Augusto D´Urso, da banca D´Urso e Borges Advogados Associados, comenta sobre o tema.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Você sabe o que são as fake news? Em ano de eleição presidencial, elas estão a todo vapor na internet - e também fora dela. As notícias falsas podem tanto prejudicar, como beneficiar o candidato, além de confundir o eleitor com informações diversas.

Em entrevista à TV Migalhas, o advogado Luiz Augusto D´Urso, da banca D´Urso e Borges Advogados Associados, comenta sobre o caso.

Em 27 de março, o TSE informou a criação de uma comissão de estudos, junto ao MPE, para averiguar a proliferação de fake news na internet. As irregularidades foram apontadas em estudos feitos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e pela USP. As instituições identificaram, em pesquisas sobre o tema, o nome de entidades que produzem notícias falsas, inclusive, com a utilização de robôs.

O ministro Fux, presidente da Corte, informou que o procedimento deverá ser feito com auxílio da Polícia Federal, da FGV e pela USP, e de empresas líderes no segmento de marketing eleitoral. Com base nos estudos, o MPE deve instaurar procedimento preparatório eleitoral – PPE para reunir informações e apurar a prática de abusos na produção de notícias.

Segundo D´Urso, os estudos resultarão em um trabalho de informar o eleitor para que se verifique a informação antes de compartilhá-la.

_____________

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram