MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado substabelecido será indenizado por não receber honorários advocatícios
Prestação de serviço

Advogado substabelecido será indenizado por não receber honorários advocatícios

Causídico também receberá os honorários advocatícios por serviço prestado.

Da Redação

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Atualizado às 13:49

O juiz de Direito Valdeci Mendes de Oliveira, da 4ª vara Cível de Marília/SP, determinou que advogado substabelecido seja indenizado por danos morais e receba os honorários advocatícios que não auferiu em ação na qual atuou.

O advogado ingressou na Justiça contra três pessoas pleiteando o arbitramento de honorários advocatícios por serviços que ele prestou em uma ação cautelar e na interposição de um recurso de agravo de instrumento. Pela falta do recebimento dos honorários, o advogado também pugnou pela indenização por danos morais.

Os contratantes, por sua vez, ponderaram que não havia qualquer débito a ser pago em razão do contrato de prestação de serviços e que isso não acarretou qualquer dano moral.

Ao analisar o caso, o magistrado julgou procedente o pedido do autor. Para ele, os argumentos das partes e documentos juntados aos autos comprovam a relação contratual e a prestação de serviços advocatícios.

"Nesse caso, as partes litigantes e contratantes têm sim uma relação contratual consolidada satisfatoriamente e naturalmente 'os contratantes' são e sempre serão partes legítimas para discutirem o contrato que firmaram."

Assim, o juiz arbitrou condenou solidariamente os contratantes ao pagamento dos honorários advocatícios, fixados em R$ 4 mil, e dos danos morais, figurados em R$ 2 mil.

  • Processo: 1002063-26.2017.8.26.0344

A decisão não será divulgada em razão de segredo de Justiça.