MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nomeação direta de defensor dativo configura cerceamento de defesa
HC

Nomeação direta de defensor dativo configura cerceamento de defesa

Juiz de 1º grau nomeou defensor dativo sem antes intimar paciente.

Da Redação

terça-feira, 8 de maio de 2018

Atualizado às 15:47

Configura cerceamento de defesa a nomeação direta de defensor dativo sem que antes seja dada oportunidade ao acusado para constituir novo advogado de sua confiança. Assim entendeu o ministro Nefi Cordeiro, do STJ, ao conceder em parte HC de paciente condenado a sete anos de reclusão e declarar nulidade da ação penal.

A defesa do paciente pediu o reconhecimento da nulidade por cerceamento de defesa após juiz de 1º grau nomear defensor dativo sem antes intimar paciente para constituir novo advogado. O juízo singular justificou a nomeação em razão da não apresentação de alegações finais pelo advogado constituído pelo paciente.

Ao ajuizar revisão criminal no TJ/PR, o colegiado extinguiu o processo sem resolução de mérito. Para 5ª câmara Criminal, a nomeação de defensor dativo em favor do acusado, em razão da inércia do advogado constituído, não caracterizou a alegada nulidade, em especial porque não restou demonstrada a ocorrência de qualquer prejuízo à defesa do réu.

Ao analisar o caso, o ministro Nefi Cordeiro invocou precedentes que corroboram o entendimento do STJ de que configura cerceamento de defesa a nomeação direta de defensor dativo sem que antes seja dada oportunidade ao acusado para constituir novo advogado de sua confiança.

"A escolha de defensor, de fato, é um direito inafastável do réu, principalmente se levar em consideração que a constituição de um defensor estabelece uma relação de confiança entre o investigado/réu e seu patrono, violando o princípio da ampla defesa a nomeação de defensor dativo sem que seja dada a oportunidade ao réu de nomear outro advogado, caso aquele já constituído nos autos, permaneça inerte na prática de algum ato processual.(AgRg no AREsp 1213085/SP)"

Assim, concedeu em parte o HC para declarar, a partir da nomeação do defensor dativo, a nulidade do referido processo.

O habeas corpus foi impetrado pelos advogados Rodrigo José Mendes Antunes e Alessandra Peres dos Santos.

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas