MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PERT-SN deve beneficiar 600 mil empresas, afirma advogado
Regularização tributária

PERT-SN deve beneficiar 600 mil empresas, afirma advogado

Programa deve quitar débito de quase R$ 20 bilhões com a União.

Da Redação

domingo, 27 de maio de 2018

Atualizado em 22 de maio de 2018 07:49

Em abril, foi sancionada a lei complementar 162/18, que institui o Programa Especial de Regularização Tributária Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional - PERT-SN. Desde o dia 2 de maio, micro e pequenos empresários que desejam parcelar suas dívidas tributárias podem aderir ao programa, cujo prazo de adesão termina em 9 de julho.

A expectativa é que o programa beneficie quase 600 mil empresas. É o que conta o advogado tributarista Marcelo Jacinto Andreo, do escritório Barbero Advogados. O causídico afirma que, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, o programa deve quitar um débito com a União de aproximadamente R$ 20 bilhões.

Andreo explica que a lei complementar que criou o programa havia sido, inicialmente, vetada pelo presidente Michel Temer, mas o veto foi derrubado pelo Congresso. De acordo com o tributarista, é necessário que os empresários aguardem a regulamentação da lei, por parte do Comitê Gestor do Simples Nacional, para efetivarem o parcelamento.

O advogado também afirma que ao menos 5% do valor total do débito deve ser quitado em até cinco parcelas mensais e sucessivas, sendo o restante quitado em parcela única, com redução de juros de mora de 90%, ou em até 175 parcelas mensais, com redução de juros de mora de 50%. Segundo o causídico, em ambos os casos, a redução dos encargos legais - incluindo honorários advocatícios - é de 100%. Por isso, Andreo afirma que a adesão ao PERT-SN é benéfica aos micro e pequenos empresários.

"De todo modo, o novo programa de parcelamento para as micro e pequenas empresas se mostra benéfico, sendo uma ótima oportunidade de adimplemento dos tributos, haja vista o considerável desconto nos juros e multas, além da anistia total dos honorários advocatícios, cobrados através dos denominados 'encargos legais'."

____________________

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...