MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fachin afasta ministro do Trabalho por suspeita de fraudes sindicais
Afastamento

Fachin afasta ministro do Trabalho por suspeita de fraudes sindicais

Autorização foi feita na nova fase da operação Registro Espúrio.

Da Redação

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Atualizado às 09:34

A PF deflagrou hoje, 5, a 3ª fase da operação Registro Espúrio, que investiga desvios no ministério do Trabalho relacionados à concessão do registro sindical. Atendendo ao pedido da PF e da PGR, o ministro Edson Fachin determinou o afastamento do ministro do Trabalho, Helton Yomura do cargo. Ao todo, a PF cumpre hoje 10 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária.

O deputado Nelson Marquezelli e o chefe de gabinete de Yomura, Júlio de Souza Bernardes, também são alvos da operação. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete de Marquezelli e prendeu Júlio de Souza Bernardes. Também foram presos o superintendente regional do Trabalho no RJ, Adriano José de Lima Bernardo, e Jonas Antunes Lima, assessor do deputado.

Pela decisão, Yomura e Marquezelli não podem frequentar o ministério e nem manter contato com demais investigados.

Até agora

De acordo com a PF, Helton Yomura foi colocado no cargo de ministro do Trabalho para dar continuidade às irregularidades investigadas na operação.

Segundo a polícia, as investigações e o material coletado nas primeiras fases da operação indicam a participação de novos atores e apontam que importantes cargos da estrutura do MT foram preenchidos com indivíduos comprometidos com os interesses do grupo criminoso, permitindo a manutenção das ações ilícitas praticadas na pasta.

Em nota, a assessoria do ministro afirmou que tem a certeza de que ele não cometeu nenhum ato ilícito e que suas ações correspondem a uma política de valorização dos trabalhadores e das instituições.

"Quanto à suspensão de suas funções no Ministério do Trabalho, todas as medidas jurídicas serão tomadas para possibilitar à turma do STF se manifestar sobre tal importante tema. Neste sentido, foi em razão do entendimento do próprio ministro Edson Fachin que foram encaminhados para o plenário do Supremo casos de grande repercussão."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas