MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CAM-CCBC promove V Congresso Pan-Americano de Arbitragem e inaugura 1st São Paulo Arbitration Week
Arbitragem

CAM-CCBC promove V Congresso Pan-Americano de Arbitragem e inaugura 1st São Paulo Arbitration Week

O evento reúne cerca de 500 pessoas de mais de 10 países e se propõe a discutir o presente e o futuro da Arbitragem.

Da Redação

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Atualizado às 19:48

Teve início hoje, 22/10, em SP, o V Congresso CAM-CCBC Pan-Americano de Arbitragem, promovido pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. O evento reúne cerca de 500 pessoas de mais de 10 nacionalidades diferentes e se propõe a discutir o presente e o futuro da Arbitragem. 

t

Na palestra do café da manhã, os desafios da administração de conflitos societários. O foco do painel foi a experiência internacional na regulamentação de disputas societárias, trazida por Paula Costa e Silva (Lisboa), Peter Sester (Brasil), Josef Fröhlingsdorf (Espanha) e Francesca Mazza (Alemanha).

Carlos Forbes, presidente do CAM-CCBC, e George Bermann, professor da Columbia University School of Law, realizaram a abertura do primeiro dia do Congresso, que também inaugura a São Paulo Arbitration Week (SPAW), semana dedicada à Arbitragem com uma agenda concentrada e promovida por escritórios, universidades, associações e institutos. "Tenho certeza que será uma semana memorável, envolvendo profissionais e acadêmicos da área em mais de dez eventos sobre hot topics nacionais e internacionais".

O presidente celebrou o quinto ano do evento, que diante do sucesso das edições anteriores se consolidou como uma referência no mundo arbitral. Ele também chamou atenção para o crescimento no número de arbitragens promovidas nesse período. “Da criação do CAM-CCBC, em 1979, até 2013 nós tivemos 439 procedimentos arbitrais. Nos últimos cinco anos, foram 522.” Forbes aproveitou para anunciar o novo site da entidade, mais responsivo e com o mesmo layout em qualquer dispositivo, e lançar o aplicativo do CAM-CCBC, disponível na Apple Store e no GooglePlay. Assista à entrevista com o presidente:

O primeiro painel do Congresso contou com a participação de Fernando Serec (TozziniFreire Advogados), Marcelo Sacramone (Tribunal de Justiça), Paulo Furtado (Tribunal de Justiça de São Paulo), Selma Lemes (Selma Lemes Advogados) e Carlos Alberto Carmona (Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados). Foi debatida a relação entre Poder Judiciário e Arbitragem, incluindo a cooperação entre juízes e árbitros, ordens judiciais relativas à arbitragem e a homologação de sentenças estrangeiras.

No segundo painel, Fábio Peixinho (Lilla, Huck, Otranto e Camargo Advogados), Juan Garcia (Hogan Lovells US LLP), Mariana França Gouveia (PLMJ Advogados), Peter Hirst (Clyde & Co LLP) e Kathleen Paisley (Ambos Law) abordaram o poder de conciliação do árbitro no curso do procedimento arbitral. A discussão girou em torno da existência e limitações de tal poder. Foram colocados os questionamentos: devem ser combinados diversos métodos adequados de resolução de disputa para resolução de um conflito? A mesma pessoa pode atuar como árbitro e mediador/conciliador do conflito?

Luíza Kömel, Secretária-Geral Adjunta Jurídica do CAM-CCBC, fechou a manhã com as novidades do CAM-CCBC. O destaque é a Resolução Administrativa 34/2018, que será lançada para regulamentar a transparência relativa aos Tribunais Arbitrais. 

Fernando Marcondes (L. O. Baptista Advogados), Gilbert K. Squires (Squires International Law, PLLC), Juan Eduardo Figueroa (FIHS Abogados), Yasmine Lahlou (Chaffetz Lindsey LLP) e Leonardo Toledo da Silva (Toledo Marchetti Advogados) trouxeram as últimas tendências na arbitragem em construção e energia e discutiram o impacto que dispute boards podem ter na prevenção e resolução dessas disputas.

O último painel do dia abordou o panorama atual da arbitragem envolvendo a administração pública: cláusula arbitral, administração destes casos, tratamento privilegiado e outros hot topics. Andres Jana (Boffil Mir & Alvarez Jana Abogados), Ank Santens (White & Case LLP), Cristina Mastrobuono (Procuradoria Geral do Estado de São Paulo), José Antonio Fichtner (Andrade & Fichtner Advogados) e Patrícia Kobayashi (CAM-CCBC) foram os palestrantes.

O segundo dia será marcado por painéis sobre arbitragem e compliance, além de abordar o procedimento arbitral e o envolvimento com o direito marítimo e matérias societárias. O painel sobre este último assunto, com o título "Arbitragem aplicada aos conflitos societários", contará com a participação especial de Jeffrey A. Rosenthal, Partner do Cleary Gottlieb (New York). Destaque ainda para os painéis de abertura e encerramento do Congresso com os representantes da comunidade arbitral internacional, George Bermann e Jan Paulsson, respectivamente.

______________

t

 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA