MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cibersegurança e proteção de dados permeiam discussões do VI Congresso CAM-CCBC de Arbitragem
Arbitragem

Cibersegurança e proteção de dados permeiam discussões do VI Congresso CAM-CCBC de Arbitragem

Tradicional evento aconteceu dias 21 e 22/10, em SP.

Da Redação

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Atualizado às 19:06

Terminou hoje, 22/10, o VI Congresso CAM-CCBC de Arbitragem, promovido pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Ao fazer a abertura do evento nesta segunda-feira, Eleonora Coelho, Presidente do CAM-CCBC, inaugurou também a 2ª São Paulo Arbitration Week, semana dedicada aos meios adequados de resolução de disputas na cidade. Com palestrantes de oito nacionalidades e mais de 500 participantes, o evento mostra a evolução do mercado arbitral e traz à baila temas desafiadores constantemente enfrentados, além do mapeamento de novos caminhos que poderão ser traçados para o setor.

Destaque para questões envolvendo cibersegurança, proteção de dados no procedimento arbitral e inteligência artificial. No painel que inaugurou o segundo dia do evento, especialistas analisaram a criação de “Smart Contracts”, o uso de robôs, o impacto das novas tecnologias, como elas estão integradas no campo da arbitragem internacional e como estão moldando a profissão jurídica e a resolução de disputas.

Muito bem conduzidos pelo argumentativo Carlos Alberto Carmona, Fabiana Siviero (99 Didi), Mark Cheskin (Hogan Lovells), Marcelo Ferro (Ferro, Castro Neves, Daltro e Gomide Advogados) e Pedro Batista Martins (Batista Martins Advogados) concordaram que o uso da inteligência artificial será uma realidade na arbitragem em pouco tempo. Em que pese temerem os riscos de hackeamento e as predições mal orientadas, eles acreditam que a modernidade poderá baratear os procedimentos arbitrais, já que a tecnologia passará a assumir tarefas mecânicas e o advogado se beneficiará com sua inteligência genuína, ficando restrito a atividades intelectualmente estimulantes.

Para Pedro Batista Martins, os robôs não conseguem anular as emoções das partes envolvidas e a oralidade do advogado faz parte das habilidades que efetivamente poderão agregar ao caso.

O ser humano tem sentimentos. A inteligência artificial é tão boa quanto os inputs dados a ela. Enquanto tivermos a necessidade da fundamentação, o uso da máquina ainda será bastante complicado, mas com certeza poderá ajudar em serviços, trabalhos e tarefas que facilitem o trabalho dos advogados e dos árbitros.

t

Tema polêmico e que ainda enfrenta muita resistência da comunidade arbitral brasileira, o investimento estrangeiro em Arbitragem foi o tema do segundo painel do dia. Ane Elisa Perez (Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados), Ann Robertson (Locke Lorde LLP), Jose Astigarraga (Reed Smith LLP), Maria Claudia Procopiak (Dechert LLP) e Massimo Benedettelli (ARBLIT – Radicati di Brozolo) debateram sobre ‘A contribuição da arbitragem comercial na promoção de investimentos para estrangeiros’. O destaque foi para a correlação entre os tratados bilaterais de investimento e o investimento direto estrangeiro.

Outro assunto que ganha cada vez mais relevância no universo jurídico é a Class Action Arbitration, conhecida como arbitragem coletiva ou de classe, que permitirá o aprofundamento do procedimento e suas peculiaridades. No painel ‘Arbitragem Coletiva | Procedimento e particularidades’, Ana Luiza Nery (Nery Advogados), Carlo Verona (Demarest), Ricardo Tepedino (Tepedino, Migliore, Berezowski Advogados) e Walfrido Jorge Warde Junior (Warde Advogados) foram conduzidos por Silvia Rodrigues Pachikoski (RPSN Advogados), que assim como tantos outros palestrantes se emocionou ao iniciar o debate e homenagear o advogado Luiz Olavo Baptista, falecido semana passada. A mesa girou em torno dos desafios das instituições, a experiência internacional e a perspectiva para o cenário no Brasil.

Constantine Partasides QC (Three Crowns LLP), nomeado um dos top 20 profissionais de arbitragem por seis anos, foi o responsável pela palestra magna de encerramento do Congresso. Seguindo o programa do segundo dia, que trata do futuro da arbitragem, ele abordou as possibilidades do amanhã para a arbitragem mundial.

t

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...