MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Convênio com a Receita vai acelerar trabalhos da Justiça Federal

Convênio com a Receita vai acelerar trabalhos da Justiça Federal

X

Da Redação

terça-feira, 29 de agosto de 2006

Atualizado às 08:45


Informações on-line

 

Convênio com a Receita vai acelerar trabalhos da Justiça Federal

 

Convênio entre a Receita Federal e o TRF/1ª Região vai permitir que juízes federais recebam on-line informações cadastrais de contribuintes envolvidos em processos judiciais. Com isso, eliminam-se pedidos feitos por meio de ofícios pelos magistrados e a transmissão de dados através de correspondências impressas.

 

O termo de cooperação para a execução do Infojud (Informações ao Judiciário) foi assinado semana passada pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e pela presidente do TRF/1ª Região, desembargadora Assusete Magalhães.

 

Este é o segundo convênio celebrado pela Receita com vistas a tornar mais ágil o fornecimento de dados cadastrais de contribuintes. O primeiro já funciona no Tribunal Regional Federal/4ª Região.

 

Pelo acordo, os dados da Receita serão enviados diretamente para a caixa postal do juiz que os solicitou, com segurança e confiabilidade. O serviço faz parte do chamado Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte - e-CAC.

 

Criado pela Receita para facilitar a troca de dados com o contribuinte, o e-CAC está acessível a empresas e pessoas físicas que possuam certificação digital. A tecnologia funciona 24 horas ininterruptas, evitando filas e deslocamentos desnecessários do contribuinte até o posto mais próximo da Receita.

 

Segundo o secretário Jorge Rachid, a medida visa a facilitar o fornecimento de informações que possam auxiliar e acelerar o trabalho da Justiça. "Antes do convênio, o juiz tinha que elaborar o ofício, encaminhá-lo para o setor de expedição do tribunal, que, por sua vez, enviava para os Correios e só depois chegava à Receita", lembra Rachid. "O retorno dos dados também fazia o mesmo caminho".

 

Este convênio deverá ser estendido aos demais tribunais. Sobre o Tribunal da 1ª Região, a expectativa é que o projeto piloto começasse a ser executado a partir desta segunda-feira (28/8). Rachid afirma que o próximo passo será levar a versão definitiva do serviço de informações on-line para toda a Justiça Federal. "Nosso objetivo sempre é cooperar com os demais poderes, dentro dos limites impostos pela legislação", reforçou o secretário da Receita.

____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas