MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Idoso de 94 anos se forma em Direito no RS
Superação

Idoso de 94 anos se forma em Direito no RS

Simão Sklar recebeu o diploma das mãos do próprio filho, que é advogado.

Da Redação

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Atualizado às 14:55

O último fim de semana foi especial para Simão Sklar: aos 94 anos, ele acaba de se formar bacharel em Direito.

"Voltar a estudar foi a melhor coisa que fiz na minha vida", comemora.

t

Sklar colou grau no último sábado, 12, no município de Cachoeira do Sul/RS, onde vive com a família, e recebeu o diploma das mãos de seu filho, o advogado Jose Luiz Sklar.

O curso foi realizado na Ulbra - Universidade Luterana do Brasil. Na cerimônia, Sklar foi homenageado por oradores e paraninfos, como exemplo de garra e superação.

t

t

Ele ingressou na universidade aos 86 anos, e estudou durante sete. Sklar brinca que, com o curso, ganhou sete anos: está com 79. Feliz com a conquista, ele anunciou que fará o exame de Ordem e pretende cursar uma pós-graduação.

Motivação

Natural de São Gonçalo/RJ, Simão Sklar vive desde os cinco anos de idade em Cachoeira do Sul. Ele foi casado por 67 anos com a primeira namorada, e se tornou viúvo aos 86.

Ao jornal G1, Simão contou que passou por um difícil período de luto após a morte da esposa. "Não queria falar com ninguém. Eu era acostumado a fazer a barba todo dia, mas a barba cresceu. Emagreci. Isso durou 90 dias", lembra.

"Até que um dia eu estava deitado e me deu um estalo: 'estou tendo uma atitude covarde, eu não posso fazer isso, que exemplo que eu vou deixar pro meu pessoal?'"

Neste momento ele decidiu voltar a estudar. Aposentado do Exército, inspirou-se em um neto que cursava Direito e prestou vestibular. "Fui o último a sair da sala, mas tive sorte, o tema da redação foi sobre a Cachoeira antiga", recorda. Em uma turma com 50 vagas, ele foi aprovado no vestibular em segundo lugar.

Ao jornal Zero Hora, quando perguntado sobre o motivo pelo qual optou por este curso, Sklar afirmou que é porque o Direito preza pelo certo, e que a educação é a base para a transformação social.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas