MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mackenzie deve restabelecer vínculo com estudante de Direito que falou em morte de "negraiada"
Processo disciplinar

Mackenzie deve restabelecer vínculo com estudante de Direito que falou em morte de "negraiada"

Para magistrada, o processo disciplinar contém irregularidades, que devem ser sanadas.

Da Redação

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Atualizado às 09:04

A juíza Federal Sílvia Figueiredo Marques, da 26ª vara Cível de São Paulo, negou pedido da Universidade Presbiteriana Mackenzie e manteve decisão que havia determinado o imediato restabelecimento do vínculo entre a universidade e o aluno de Direito que fez vídeo armado ameaçando negros.

t

Em novembro do ano passado, a universidade publicou portaria com a sanção de desligamento do estudante. Diante da decisão, o aluno impetrou mandado de segurança alegando que procedimento administrativo foi irregular e defendeu a impossibilidade da sanção.

Em dezembro de 2018, a juíza Sílvia Figueiredo Marques deferiu em parte a liminar, autorizando a suspensão preventiva do aluno, mas proibindo seu desligamento. No MS, determinou o imediato restabelecimento do vínculo com a universidade. Nessa decisão, a magistrada concluiu que o processo disciplinar contém irregularidades, que devem ser sanadas.

Diante da decisão, a universidade recorreu, no entanto, não obteve sucesso. Na decisão desta terça-feira, 29, a juíza Sílvia Figueiredo Marques manteve sua outra decisão determinando a suspensão dos efeitos da decisão de desligamento do aluno, com imediato restabelecimento do vínculo com a Universidade impetrada, até ulterior julgamento do mérito.

Além da punição da universidade, o estudante também foi demitido do local em que fazia estágio:

Veja as decisões aqui e aqui.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas