MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Toffoli anula deliberação do Senado de voto aberto para Mesa Diretora
Legislativo

Toffoli anula deliberação do Senado de voto aberto para Mesa Diretora

Sessão do Senado será retomada neste sábado, 2.

Da Redação

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Atualizado às 08:41

t

Às 3h45 deste sábado, 2, o ministro Dias Toffoli, presidente do STF, declarou a nulidade do processo de votação da questão de ordem submetida ao plenário do Senado a respeito da forma de votação para os cargos da Mesa Diretora.

Após tumulto e discussões, o plenário do Senado decidiu ontem à noite, com 50 votos favoráveis, que a votação para a mesa diretora da Casa seria aberta. A sessão foi suspensa e será retomada neste sábado, às 11h.

Contudo, Toffoli atendeu ao pedido dos partidos Solidaridade e MDB, que informaram o descumprimento da decisão formalizada na SS 5.272. No início do mês, Toffoli havia suspendido a decisão do ministro Marco Aurélio que determinava que a eleição para Mesa do Senado fosse por voto aberto.

Votação secreta

Ao declarar a nulidade do ato ocorrido ontem à noite no plenário do Senado, além de reforçar os argumentos anteriormente elencados acerca da legalidade da prática do voto secreto, o ministro Toffoli destacou que a deliberação a respeito da forma de votação para a escolha dos integrantes ocorreu por ocasião das reuniões preparatórias, ex vi do art. 3º, caput, do Regimento Interno do Senado Federal.

"Em reuniões preparatórias não há campo jurídico-legislativo para iniciativas tendentes à alteração do regimento interno da Câmara Alta, ato de chapada inconstitucionalidade, uma vez que sua finalidade é exclusivamente a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, frente ao que preconiza do art. 57 da Lei Maior."

Segundo S. Exa., a submissão pelo Presidente interino de questão de ordem versando a forma de votação da eleição da mesa diretora (secreta ou aberta) desrespeitou a decisão que proferiu.

"Estou convencido da nulidade do resultado da questão de ordem, que operou verdadeira metamorfose casuística à norma do art. 60 do RISF, pois, ainda que tenha ocorrido por maioria, a superação da norma em questão, por acordo, demanda deliberação nominal da unanimidade do Plenário, o que não ocorreu naquela reunião meramente preparatória."

Toffoli ainda mencionou na decisão que "chama a atenção" o fato de a direção dos trabalhos das reuniões preparatórias ter sido conduzida pelo senador Davi Alcolumbre, "não obstante ser de conhecimento geral e fato público e notório, que ele é candidato à Presidência do Senado Federal, ainda que formalmente não tivesse inscrito, consoante amplamente noticiado na imprensa e nos debates no Plenário".

"O quadro revelado, além de afrontar norma regimental do Senado (art. 50, parágrafo único), a indicar manifesto conflito de interesses, está malferindo os princípios republicanos, da igualdade, da impessoalidade e moralidade."

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas