MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cresce número de juízes que vêm de famílias com baixa escolaridade; negros são minoria
Pesquisa

Cresce número de juízes que vêm de famílias com baixa escolaridade; negros são minoria

Estudo mostra que o ingresso na carreira da magistratura caracteriza uma trajetória de mobilidade social.

Da Redação

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Atualizado às 15:26

A AMB lançou nova pesquisa para diagnosticar o perfil do magistrado brasileiro. Após duas décadas desde a primeira, a Associação aponta relevantes aspectos sobre o perfil socioeconômico dos juízes.

A origem familiar dos magistrados chamou a atenção dos pesquisadores.

O estudo mostra que o ingresso na carreira da magistratura caracteriza uma trajetória de mobilidade social.

Observando a escolarização dos pais e mães dos magistrados cerca de 29% dos pais de juízes de 1º grau e 33,3% dos de 2º grau têm escolaridade baixa. Um pouco menos escolarizadas, as mães dos magistrados acompanham essa distribuição. "A perspectiva, portanto, de que o recrutamento de juízes se dá apenas nos estratos mais altos da sociedade não se confirma no caso brasileiro, percebendo-se, alternativamente, um cenário de recrutamento plural", explicam os autores da pesquisa, Luiz Werneck Vianna, Maria Alice Rezende de Carvalho e Marcelo Baumann Burgos.

t  

t

Perfil socioeconômico

A pesquisa revela que quase 80,6% dos juízes de 1º grau se declaram brancos e, 18,4% pardos e pretos. Entre os juízes de 2º grau, o percentual de autodeclarados brancos aumenta para 85% e número de pretos e pardos cai para 11,9%.

Os dados se aproximam, segundo o relatório, da pesquisa realizada pelo CNJ na qual aponta que 81% dos magistrados se declaram brancos e 18%, pretos e pardos. 

t

No que diz respeito à religião predominante dos magistrados, quase 60% dos juízes de 1º grau são católicos e 13,9% são espíritas. Em comparação com a pesquisa realizada há duas décadas pela AMB, 79,9% dos juízes de 1º grau eram católicos e 5,4% espíritas e, entre os juízes de 2º grau, o percentual de católicos chega a 69%. 

t

 

 

Em relação às questões de moradia, propriedade de automóvel e contratação de empregados domésticos, 70,1% dos juízes de 1º grau possuem casa própria - entre os juízes de 2º grau esse índice aumenta para 93,2%. Cerca de 40% possui mais de um automóvel entre os juízes de 1º grau, situação que corresponde a mais de 50% entre os de segundo grau e, por fim, 85% de ambos os graus de magistratura contam com serviço de pelo menos um empregado doméstico. 

t

 

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA