MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Autora que não comprovou ilegalidade de negativação é condenada por má-fé
Má-fé

Autora que não comprovou ilegalidade de negativação é condenada por má-fé

Decisão é da 27ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.

Da Redação

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Atualizado às 09:26

Autora que alegou negativação indevida e não comprovou ilegalidade da cobrança é condenada por litigância de má-fé. Decisão é da 27ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, que manteve decisão de 1º grau.

A mulher ingressou na Justiça contra a Telefônica Brasil S/A (Vivo) requerendo concessão de tutela antecipada para que seu nome fosse retirado de cadastro de inadimplentes. Ela alegou que a negativação era indevida e que desconhecia o débito com a operadora. Assim, requereu indenização por danos morais.

t

O juízo de 1º grau julgou improcedentes os pedidos ao considerar que houve contratação do serviço por parte da autora. Assim, condenou-a ao pagamento de multa por litigância de má-fé.

Ao analisar o caso, a relatora na 27ª câmara de Direito Privado, desembargadora Ana Catarina Strauch, ponderou que, conforme a sentença, a autora fez alegações genéricas e não comprovou o cancelamento da linha telefônica.

Segundo a magistrada, restou claro que a autora alterou a verdade dos fatos, e é evidente que a demandante "quis fazer uso do manto protetivo consumerista para transferir à empresa ré a incumbência de provar a existência/inexistência do negócio jurídico, ou mesmo o equívoco na cobrança do débito, sem ao menos dar embasamento às alegações veiculadas em juízo".

Ao considerar o fato inconcebível "diante da seriedade que permeia a relação processual entre as partes mesmas e entre elas e o Poder Judiciário", a relatora votou por negar provimento ao recurso.

O voto foi seguido à unanimidade pelo colegiado, que condenou a autora por má-fé.

  • Processo: 1003866-82.2018.8.26.0223

Veja a íntegra do acórdão.

_______

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA