MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Autora que juntou comprovantes falsos em ação contra operadora é condenada por má-fé
Má-fé

Autora que juntou comprovantes falsos em ação contra operadora é condenada por má-fé

Decisão é do juiz de Direito Ademar João Bermond, do 3º JEC de Cariacica/ES.

Da Redação

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Atualizado às 07:51

A autora de um processo que juntou comprovantes falsos ao questionar suposta negativação foi condenada por litigância de má-fé. Decisão é do juiz de Direito Ademar João Bermond, do 3º JEC de Cariacica/ES.

t

A autora ajuizou a ação contra a Telefônica Brasil S.A (Vivo) questionando uma suposta negativação indevida decorrente de débito inexistente com a operadora. A mulher alegou que ao tentar comprar a prazo no comércio, teve financiamento reprovado em virtude de restrições de crédito. De acordo ela, ao solicitar extrato de negativação ao lojista, recebeu o comprovante que juntou à inicial, segundo o qual teria sido inserida no registro de maus-pagadores mesmo que jamais tivesse contratado a operadora.

Ao analisar o caso, o juiz pontuou que o comprovante apresentado pela requerente inclui restrição inexistente e exclui diversas outras que, de fato, existem, o que contradiz a alegação feita na inicial.

Segundo o magistrado, os comprovantes apresentam a mesma formatação e o mesmo lojista consultante, cuja localização foi ignorada pela autora. "Há, em tese, prática de ilícito penal e evidente litigância de má-fé, conforme disposto no art. 80 do CPC."

Com essas considerações, o magistrado entendeu serem falsos os comprovantes e julgou improcedente o pedido inicial, além de condenar a autora ao pagamento de multa por litigância de má-fé no valor de 10% da causa; pagamento de indenização à parte contrária correspondente ao quantum que requereu na inicial; e pagamento de custas e honorários em 20% do valor da causa.

O juiz também determinou ofício ao MP/ES.

  • Processo: 0017580-83.2018.808.0173

Confira a íntegra da sentença.

____________

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...