MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Reprovado em psicotécnico não previsto em lei candidato deve continuar em concurso
JT

Reprovado em psicotécnico não previsto em lei candidato deve continuar em concurso

STF já consolidou jurisprudência no sentido de que só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público.

Da Redação

segunda-feira, 18 de março de 2019

Atualizado às 13:09

O juiz do Trabalho Leandro Krebs Gonçalves, da 6ª vara do Trabalho de Porto Alegre/RS, declarou a nulidade de ato que exclui um candidato da fase dos exames de psicotécnico no concurso público para o cargo de Técnico de Mecânico da Companhia Rio Grandense de Saneamento (CORSAN). 

O magistrado determinou ainda que a Companhia possibilite que ele participe regularmente da segunda etapa dos exames admissionais, qual seja os exames médicos.

A companhia sustentou que o exame psicológico ao qual se sujeitou o autor não é ilegal ou inconstitucional, considerando expressa previsão no edital do concurso público, para fins de verificação da adaptação dos traços de personalidade às atribuições e particularidades do cargo.

No entanto, de acordo com a decisão, o STF já consolidou jurisprudência no sentido de que só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público. 

Nesse sentido, segundo o magistrado, "afigura-se ilegal a previsão contida no edital do concurso ao qual se submeteu o autor, mormente pela ausência de previsão legal que ampare esse tipo de exame psicológico para concurso de provimento de cargos da CORSAN, ainda que o edital do concurso preveja etapa eliminatória dessa natureza".

O candidato é representado no caso pelo escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada.

  • Processo: 0020713-15.2018.5.04.0006

Veja a íntegra da decisão.

________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas