MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SP: Projeto de Doria inclui estatais em programa de desestatização
Privatização

SP: Projeto de Doria inclui estatais em programa de desestatização

PL 1/19 foi incluído na ordem do dia de sessão da Alesp desta terça-feira, 26.

Da Redação

terça-feira, 26 de março de 2019

Atualizado às 09:41

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp o PL 1/19, de autoria do governador João Doria. A proposta autoriza o Poder Executivo estadual a adotar providências relacionadas à inclusão de empresas públicas no Programa Estadual de Desestatização.

Em regime de urgência, a matéria foi incluída na ordem do dia da 7ª sessão ordinária da Alesp, que acontece nesta terça-feira, 26, a partir das 15h.

t

Segundo o PL, o Poder Executivo fica autorizado a alienar as ações de propriedades do Estado, representativas do capital social, ou deliberar a transformação, fusão, cisão, incorporação ou extinção das sociedades. Entre as sociedades a serem incluídas no Programa de Desestatização estão: A Dersa, a Companhia Paulista de Obras e Serviços, a Emplasa, a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo – Codasp, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – Imesp e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

Em fevereiro, durante evento em Minas Gerais, o governador paulista teria anunciado que o governo do Estado de São Paulo tem agenda com mais de 200 projetos de desestatizações, tais como o da empresa de saneamento Sabesp, 20 aeroportos regionais e de projetos ferroviários das regiões do Vale do Paraíba e de Campinas.

Tendência

Proposta do governador João Doria desde as eleições de 2018, a desestatização segue, em âmbito estadual, tendência do governo Federal de privatizar estatais em todo o país.

Atualmente, o governo Federal controla 134 estatais e tem R$ 137 bilhões em participações. Recentemente, foi criada a Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento do ministério da Economia, a cargo de Salim Mattar. A pasta calcula que a privatização das estatais de todo o país possa render R$ 1,25 trilhão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS