MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senado vota nesta quarta projeto que altera lei antidrogas
PLC 37/13

Senado vota nesta quarta projeto que altera lei antidrogas

PLC 37/13 foi incluído na ordem do dia do plenário da Casa.

Da Redação

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Atualizado às 13:32

Tramita no Senado, o PLC 37/13, que altera a lei antidrogas. A proposta, que tramita em caráter de urgência, foi incluída na ordem do dia da sessão do plenário da Casa desta quarta-feira, 15.

t

Na última semana, as comissões de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais do Senado aprovaram o PLC. A matéria promove mudanças na política sobre drogas. O Sisnad Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, que coordena medidas relacionadas à prevenção do uso de psicoativos, à atenção de usuários e repressão ao tráfico também é alterado pela proposta.

O PLC ainda regula temas como internação compulsória de dependentes, comunidades terapêuticas e a caracterização do porte de droga em menor quantidade, além de possibilitar a internação voluntária de usuários de drogas.

O texto aumenta a pena mínima para traficantes que comandam organização criminosa, que passa de cinco para oito anos de reclusão, sendo a pena máxima de 15 anos.

Para o advogado criminalista Willer Tomaz, do escritório Willer Tomaz Advogados Associados, a legislação criminal deve se adequar à realidade da sociedade, mas cabe ao legislador o cuidado de não transformar a pena em opressão. Segundo ele, relatório apresentado ao projeto torna mais rígida a legislação, mas é importante que as penas sejam compatíveis com a necessidade da sociedade e tenham mantido seu caráter pedagógico e ressocializador.

"As leis penais devem evoluir conforme o tempo e o espaço, compatibilizando-se com os anseios da sociedade. No entanto, é altamente recomendável que o legislador esteja atento à Constituição para não draconizar a repressão estatal, transformando-a em opressão judicial e retirando-lhe o caráter pedagógico e ressocializador."

Para Tomaz, ao que parece, o PLC 37/13, "embora careça de algum aperfeiçoamento, busca endurecer razoavelmente a pena para os casos mais graves, de chefes de organização criminosa voltadas para o tráfico, sem perder de vista a necessidade de programas, tratamento médico, políticas públicas, ações e projetos de ressocialização do usuário dependente químico".

___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA