MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado não pode atuar em ação contra ex-cliente conexa com causa anterior
Advocacia

Advogado não pode atuar em ação contra ex-cliente conexa com causa anterior

Veja ementa aprovada pelo TED da OAB/SP.

Da Redação

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Atualizado às 16:17

Em sessão realizada no dia 24/4, a 1ª turma de Ética Profissional do TED da OAB/SP consignou que é possível a advocacia contra ex-cliente, mas desde que as causas não sejam conexas com as patrocinadas anteriormente pelo causídico.

t

A ementa destaca que há de ser resguardado sempre o sigilo profissional e é vedado o uso de informações privilegiadas obtidas na relação anterior.

  • Veja a íntegra do ementário.
  • Confira abaixo a ementa.

____________

EXERCÍCIO PROFISSIONAL - PATROCÍNIO DE AÇÃO CONTRA EX-CLIENTE - CAUSAS CONEXAS - IMPOSSIBILIDADE - DEVER DE RESGUARDAR O SIGILO PROFISSIONAL.

A advocacia contra ex-cliente somente será permitida em causas que não sejam conexas com aquelas patrocinadas pelo advogado em favor de seu ex-cliente, respeitando-se o dever perene de resguardar o sigilo profissional e vedado o uso de informações privilegiadas obtidas na relação cliente/advogado.

Proc. E5.205/2019 - v.u., em 24/04/2019, do parecer e ementa do Rel. Dr. EDUARDO DE OLIVEIRA LIMA, Rev. Dr. SYLAS KOK RIBEIRO - Presidente Dr. GUILHERME MARTINS MALUFE

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...