MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em novo vazamento, Moro sugere que Lava Jato envie nota à imprensa contra "showzinho" de Lula
Revelações - Lava Jato

Em novo vazamento, Moro sugere que Lava Jato envie nota à imprensa contra "showzinho" de Lula

Moro zombava de Lula e de seus advogados enquanto fornecia instruções para a Lava Jato sobre como se portar e controlar a imprensa.

Da Redação

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Atualizado às 23:03

Nesta sexta-feira, 14, o jornal The Intercept divulgou a sexta parte da reportagem que revela mensagens comprometedoras entre o ex-juiz Moro e a força-tarefa da Lava Jato. De acordo com o site, Moro zombava de Lula e de seus advogados enquanto fornecia instruções para a Lava Jato sobre como se portar e controlar a imprensa.

A conversa teria sido entre o então procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima e Sergio Moro, em 2017. O trecho mostra que o ex-juiz pediu aos procuradores da Lava Jato uma nota à imprensa para rebater o que chamou de "showzinho" da defesa de Lula após o depoimento do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá:

t

Posteriormente, segundo a reportagem, Santos Lima abriu o grupo Análise de clipping, em que também estavam assessores de imprensa do MPF do Paraná. Na conversa, ele teria pedido uma entrevista com alguém da Globo em Recife sobre a audiência.

As mensagens reveladas pelo site mostram também que Santos Lima também pediu opinião para o procurador Deltan Dallagnol, ao que este repondeu: "Teria que ser uma nota, para proteger e diminuir riscos", escreveu Deltan. 

Mais tarde, Dallagnol teria escrito uma mensagem a Moro, parabenizando-o pela audiência com o ex-presidente e dando um parecer sobre uma possível manifestação na imprensa:

t

No dia 11 de maio, o MPF soltou uma nota dizendo que o depoimento de Lula teve "diversas contradições". Dentre elas, os procuradores citavam "a imputação de atos à sua falecida esposa, a confissão de sua relação com pessoas condenadas pela corrupção na Petrobras e a ausência de explicação sobre documentos encontrados em sua residência".

  • Veja a íntrega da parte 6 da reportagem.

Reação

Diante da publicação da reportagem, Santos Lima se manifestou em sua página no Facebook. Ele afirmou que desconhece completamente as mensagens citadas, "diante da nova rodada de mentiras da Intercept". Veja:

t

Vazamentos

Migalhas reuniu, em site exclusivo, todas as informações e desdobramentos dos vazamentos envolvendo a operação Lava Jato. Acesse: vazamentoslavajato.com.br

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas